Questões Operacionais
Envolvem o planejamento, administração, gerência, e economia, os quais são
cruciais para o sucesso do programa de educação à distância. Em particular
nós devemos considerar as regras da tríade professor - orientador local -
aluno, treinamento dos professores e auxiliares, implementação e adoção de novas
tecnologias, e questões de planos de ação como facilidades, custos e programação de
horário.
Já que os professores de ensino à distância não
estão em contato direto com seus alunos, a comunicação é mediada nao
só peloa tecnologia, mas também por uma equipe que inclui editores,
projetistas, produtores, técnicos, especialistas em mídia, tutores
locais, auxiliares, orientadores locais, e provedores de serviço. Em particular
iremos destacar as regras de duas pessoas chaves: o professor e o orientador local
(site facilitator).
O professor
Schlosser e Anderson (1993) identificaram as novas habilidades que os professores
devem aprender para assumir o papel de educadores à distância:
- entender a natureza e filosofia da educação à distância;
- identificar e desenvolver cursos interativos para satisfazer cada nova tecnologia;
- adaptar as estratégias de ensino para transmitir instruções à
distância;
- organizar recursos instrucionais de uma forma satisfatória ao ensino
à distância;
- treinar e praticar o uso de sitemas de telecomunicações;
- ficar envolvido na organização, planejamento colaborativo e decisões;
- avaliar realizações, atitudes, e percepções dos alunos à distância;
- trabalhar com questões de direitos autorais.
O orientador local
O orientador local é uma extensão do professor à distância,
embora ele nao precise ser um professor. Suas responsabilidades são: motivar e encorajar
os alunos de sites remotos, elevar seus entusiasmos, e manter a disciplina.
Já que suas atividades são similares às dos professores, os orientadores
locais precisam de um treinamento similar. Entretanto, alguns orientadores locais
consideram-se usuário finais, ao invés de projetistas, então
eles sentem que precisam de menos ecirc;nfase no projeto de sistemas instrucionais.
Comprar, e manter equipamentos apropriados, e terinar professores e orientadores
locais para usá-los eficientemente, são condições necessárias,
porém nao suficientes para assegurar uma escola de um excelente programa
de ensino à distância. Há outros fatores, muitos dos quais são mais
afetivo do que de conhecimento, tais como amistosidade do usuário e habilidade
em implementar suporte ao aprendizado.Ravitch (1993) nota que a organização escolar
tem sido tradicionalmente hierárquica e burocrática, enquanto que as
novas tecnologias desafiam este modelo.
Para uma adoção de tecnologia no ensino à distância com sucesso, quatro
condições devem ser atendidas:
- treinar as habilidades necessárias para trabalhar com tecnologia;
- educação provendo visao e entendimento do estado de arte de desenvolvimentos
e aplicações;
- suporte para experimentos e inovações;
- tempo suficiente para aprender e praticar.