Alunos à Distância
Muitas questões importantes deriva-se das características dos
alunos à distância, cujos anseios e objetivos devem ser completamente diferentes
dos alunos tradicionais. Como já foi mencionado, sistemas de educação
à distância foram originalmente desenvolvidos para atender o nível
pós-secundário, e só recentemente começou a ser usado
para o nível K12.
Adultos têm uma muitaas razões para buscar o ensino à distância:
falta de tempo, distância, e finanças, a oportunidade de fazer cursos, e a
possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais,
culturais, econômicas e experimentais. Como consequência eles ganham
não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais,
incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos,
quem eles podem nunca ter visto.
Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a
preferência do aluno por um modo particular de aprendizado, ou seja,
cooperativo, competitivo, ou individualizado. Muitos projetos de educação
à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e
interatividade entre grupos de alunos e entre (sites).
No entanto, o aprendizado eficaz requer tanto conhecimento do estilo do aluno como a
preparação avançada da parte do professor ou do orientador local.
Professores e orientadores locais são mais aptos a fazer desisões
de currículo para atender as preferências de seus alunos, tal como agrupar
determinados alunos produtivamente para um projeto, ou designar alunos para projetos
de pesquisa individuais, se eles podem determinar o modo de aprendizado predominante
dentro de sua sala de aula.
Silvia Charp (1994) notou que com grande autonomia, características dos alunos,
tais como audição dinâmica e a habilidade de trabalhar
independentemente sem um instrutor presente, tornam-se crucial para o sucesso.
O estudo de Bernt e Bugbee examinou dois tipos de estratégias usados por
alunos à distância:primária, estratégia do conhecimento,
tais como audição dinâmica e concentração, e secundária, estratégias
afetivas, tais como habilidade de trabalhar independentemente dos instrutores.
Instrutores tendem a responsabilizar a alta taxa de desistência entre estudantes
ao mal gerenciamento do tempo e protelação. No entanto, deve se considerar
tamb&eaccute;m o clima, geografia, eficiência do sistema postal, o suporte de
rede da Universidade, facilidades de telecomunicações, e outros fatores.
Há muitas maneiras de facilitar o suporte ao aluno. Professores de ensino a
distância (studio teachers) podem visitar o site distante, ou
os alunos podem ir até o estúdio. Teleconferências &audio-visuais
ou conversas interativas com mentores ou outros alunos são duas alternativas
de visitar o site em tempo real.
Uma outra alternativa são questões enviadas pelos alunos por
e-mail, ou fax.
Professores também precisam de suporte quando estão aprendendo sobre
novas tecnologias, independente do seu nível de experiência de aula. Neste
ponto, eles precisam ter a possibilidade de comunicar-se com outros professores
que já passaram por este problema.