Considerações de Projeto


Projeto e Desenvolvimento Sistemático

Willlis(1992) descreve o processo de desenvolvimento instrucional para educação à distância, consistindo dos estágios habituais de projeto, desenvolvimento, evolução e revisão.

No projeto de instruções à distância eficientes, devem ser considerados não só os objetivos, necessidades e características dos professores e alunos, mas também os requisitos de conteúdo e limitações técnicas. Se um sistema não comum for requisitado, ele deve ser acessível todos os participantes

Revisões geralmente são baseadas em feedback dos instrutores, especialistas, e alunos. Cursos que dependem de informações voláteis devem ser constantemente atualizadas.


Interatividade

Educação à Distância com sucesso envolve interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os estudantes.

Millbank(1994) estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.


Aprendizado Ativo

Como participantes ativos no processo de aprendizado, estudadntes afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser aprendido. Esstudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do aprendizado. Eles devem ser tanto prestativo como apto a receber mensagens instrucionais. Salomon verifica que o esforço mental que o estudante investirá na tarefa de aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos:


Imagens Retóricas

Pesquisadores descobriram que a televisão instrucional pode motivar e cativar estudantes, e estimular um interesse no processo de aprendizado.

No entanto, Ravitch(1987), alerta-nos para um efeito não planejado da TV educacional. Visuais estimulantes podem distorcer o currículo através do desvio da atenção dos estudantes para as características provocativas e de entretenimento da apresentação ao invés de encorajar análises interessantes sobre o seu significado.

Estudantes devem aprender a distinguir qual a informação de qualidade e qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo distinguir fatos de persuasão.


Comunicação Efetiva

Ben Shneiderman (1992) alerta todos os projetistas instrucionais a começarem seus projetos com um conhecimento dos usuários alvos, e reconhecê-los como indivíduos cujos pontos de vista podem ser diferentes do seu ponto de vista.

Horton(1994) nota que é recomendável ao projetista: