Considerações de Projeto
Willlis(1992) descreve o processo de desenvolvimento instrucional para educação
à distância, consistindo dos estágios habituais de projeto,
desenvolvimento, evolução e revisão.
No projeto de instruções à distância eficientes, devem ser
considerados não só os objetivos, necessidades e características
dos professores e alunos, mas também os requisitos de conteúdo
e limitações técnicas.
Se um sistema não comum for requisitado, ele deve ser acessível
todos os participantes
Revisões geralmente são baseadas em feedback
dos instrutores, especialistas, e alunos. Cursos que dependem de informações
voláteis devem ser constantemente atualizadas.
Educação à Distância com sucesso envolve interatividade
entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os
estudantes.
Millbank(1994) estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo
para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real,
a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando
métodos de aula comuns) para 75%.
Como participantes ativos no processo de aprendizado, estudadntes afetam a maneira
pela qual lidam com o material a ser aprendido. Esstudantes devem ter um senso de
posse dos objetivos do aprendizado. Eles devem ser tanto prestativo como apto a
receber mensagens instrucionais. Salomon verifica que o esforço mental
que o estudante investirá na tarefa de aprendizado depende de sua percepção
frente a dois fatos:
- a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo;
- sua habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado.
Pesquisadores descobriram que a televisão instrucional pode motivar e
cativar estudantes, e estimular um interesse no processo de aprendizado.
No entanto, Ravitch(1987), alerta-nos para um efeito não planejado da
TV educacional. Visuais estimulantes podem distorcer o currículo através
do desvio da atenção dos estudantes para as características
provocativas e de entretenimento da apresentação ao invés de
encorajar análises interessantes sobre o seu significado.
Estudantes devem aprender a distinguir qual a informação de qualidade
e qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo
distinguir fatos de persuasão.
Ben Shneiderman (1992) alerta todos os projetistas instrucionais a começarem
seus projetos com um conhecimento dos usuários alvos, e reconhecê-los
como indivíduos cujos pontos de vista podem ser diferentes do seu ponto de
vista.
Horton(1994) nota que é recomendável ao projetista:
- usar organizadores avançados para criar um contexto apropriado para
instrução;
- selecionar imagens eficazes, usando objetos apropriados, com atributos
relevantes, que irão convergir a mesma idéia do projetista para o
usuário.