Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação

FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES DE FÍSICA

Laura Rita Rui
Lisandro Márcio Signori



OBJETIVO:

O trabalho tem por objetivo obter uma amostra da formação acadêmica dos profissionais que estão lecionando a disciplina de Física, a nível de ensino médio, em escolas públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul.

JUSTIFICATIVA

É sabido por todos, que o magistério, como categoria profissional tem sofrido um profundo desgaste e arrocho salarial, que já dura mais de uma década e continua agravando-se nos nossos dias.

Os reflexos desta crise têm-se manifestado como desvalorização da profissão e conseqüente esvaziamento dos quadros de profissionais dispostos a seguir carreira como professor.

Já fazem vários anos que os meios de comunicação de massa divulgam a pouca procura para os vestibulares com ênfase em licenciatura, noticiando inclusive, o fechamento de vários cursos de licenciatura em universidades do nosso estado.

As universidades privadas oferecem descontos diversos, que chegam até 50% nestes cursos, buscando estimular sua procura por parte dos vestibulandos. Os reflexos destes jatos têm-se mostrado ao após ano, na falta de professores para lecionar as mais diversas disciplinas no sistema estadual de ensino. No sistema municipal a situação é a variável conforme a remunerável conforme a remuneação oferecida, enquanto o Município de Porto Alegre, por exemplo, mantém um quadro estável de professores concursados, em Viamão recorre-se já a alguns anos, aos contratos emergenciais para suprir a falta pronunciada de professores. Contratos emergenciais que são usados ano após ano pelo sistema de ensino oferecendo algumas milhares de vagas para todo o estado. O ensino privado, certamente não está alheio a este problema, mas ainda não noticiou-se na grande imprensa nada a respeito, demonstrando que neste segmento a ausência de profissionais ainda não tornou-se crítica como nos outros.

A conseqüência principal, no âmbito da profissão, é que o magistério está tornando-se um "bico", um segundo emprego, ou emprego temporário, enquanto não aparecer nada melhor, ocorrendo isto com um número cada cez maior de professores, de modo que a desqualificação e o despreparo são problemas apresentados por um sem número de pessoas que estão exercendo o magistério. Desqualificação que atinge profissionais de outras áreas, sem formação pedagógica que assumem lecionar, para aumentar seus rendimentos e despreparo de inúmeros estudantes em início de curso universitário que são recrutado principalmente nos contratos emergenciais em estado e municípios.

A crise tem atingido todas as áreas do ensino, mas sobremaneira, áreas que historicamente têm registrado um procura menor nos concursos vestibulares, sendo a Física uma destas áreas.

Em meio a este quadro, consideramos plenamente justificável fazer avaliação, mesmo que amostra no significativa, sobre os profissionais que atualmente estão lecionando a disciplina de Física nos sistemas estadual e privado de ensino, já que não fomos e nenhuma escola municipal.

METODOLOGIA

O método consistiu em visitar escolas, buscando obter a informação : quem está lecionando a disciplina de Físicca na escolaa, e qual sua qualificação/formação profissional? Esta informação foi obtida de duas maneiras: entrevistando um ou mais professores de Física da escola, que informaria a sua situação, e se necessário a dos colegas, ou então entrevistando alguém da área administrativa da escola que possuísse as informações necessárias. A escolha das escolas não obedeceu nenhum critério de amostragem, apenas procuramos pesquisar um número semelhante de estabelecimentos públicos e privados.

Visitamos escolas a que tínhamos mais acesso, seja por proximidade das residências ou por algum tipo de indicação de que facilitasse o acesso. Também fizemos algumas entrevistas por intermédio de colegas que lecionam a disciplina.

RESULTADOS OBTIDOS

Os resultados obtidos estão divididos nas categorias pública ou privada, e junto a cada escola, segue a maneira como foram obtidas as informações e algum dado adicional. Em algumas escolas, não foi possível obter informações sobre todos os professores.

Escolas Públicas

1. Escola Estadual de 1º e 2º Graus Gomes Carneiro - POA

Professora: Cíntia Bastos Leite

Formação: Segundo semestre de Física - UFRGS

Informação adicional: contrato emergencial desde 06/96

    1. Instituto Educacional General Flores da Cunha - POA
Professora: Maria Beatriz Bastos

Formação: Licenciatura em Física - PUC

Professor: Ricardo Bertoldi

Formação: Sexto semestre de Física - PUC
 
 

    1. Escola Estadual de 1º e 2º Graus Santa Catarina - Caxias do Sul
Professora: Marlene

Formação: Curso Superior em Ciências - UCS

Professor: Luís

Formação: Licenciatura em Física - UFRGS
 
 

    1. Escola Técnica da UFRGS
Professor: Ricardo

Formação: Engenharia Mecânica - UFRGS
 
 

    1. Escola de 1º e 2º Graus Isabel de Espanha - Viamão
Professor: Marino Leden

Formação: Licenciatura em Física - PUC

Professor: Edelar Manfroi

Formação: Licenciatura em Química - PUC

Professor: André Luís Ferreira - Contrato emergencial

Formação: Quarto semestre em Física - UFRGS
 
 

    1. Escola Estadual de 1º e 2º Graus Francisco Antônio Caldas Júnior - POA
Professor: Fernando Ávila Molossi

Formação: Formando em Licenciatura em Física - UFRGS
 
 

    1. Escola Estadual de 1º e 2º Graus Idelfonso Simões Lopes - Osório
Professor: Zilao Andrioli dos Santos

Formação: Licenciatura em Física - Universidade de Santa Cruz

Informação adicional: Graduação obtida em curso de férias.
 
 

    1. Escola de 1º e 2º Graus Prudente de Moraes - Osório
Professor: Ricardo Marques

Formação: Quinto semestre de Engenharia Civil - Unisinos

Professor: Fabiane Porto Anflor

Formação: Quinto semestre em Matemática - FACOS - Osório

Professor: Paulo César de Medeiros

Formação: Licenciatura em Ciências e Matemática - PUC

Quinto semestre Física - UFRGS

Professor: Flávio Ferri

Formação: Eletrotécnico, Escola Técnica Monteiro Lobato - Taquara
 
Escolas Particulares
 
    1. Colégio Tereza de Jesus - POA
Professor: Fernando Ávila Molossi

Formação: Formando em Licenciatura em Física - UFRGS
 
 

    1. Escola Província de São Pedro
Professor: Fabrício Shaefer

Formação: Sétimo semestre da Licenciatura em Física - UFRGS
 
 

    1. Colégio Americano
Professor: José Carlos

Formação: Sexto semestre da Licenciatura em Física - UFRGS

Professor: Onei Soares

Formação: Licenciatura em Física - PUC

Professor: José Ramiro

Formação: Licenciatura em matemática com habilitação para Física
 
 

    1. Escola Supletivo Meu Pequeno Mundo - Viamão
Professor: Sandro Luís dos Santos

Formação: Quinto semestre da Licenciatura em Física - PUC
 
 

    1. Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Marquês do Herval - Osório
Professor: Régis Nunes de Medeiros

Formação: Engenharia Civil - UFRGS

Professor: Denilson da Silva

Formação: Sexto semestre da Licenciatura em Física - Unisinos
 
 

    1. Colégio Nossa Senhora do Rosário - POA
Professor: Diego, Gustavo e Favila

Formação: Todos têm Licenciatura em Física

Informações Adicionais: a coordenadora de ensino do segundo grau, limitou-se a informar que os três têm curso completo de licenciatura em Física, e que este é pré requisito básico para contratação pelo colégio.

SÍNTESE DOS RESULTADOS

Escolas Públicas

Professores da área de Física: Licenciados: 04

Estudantes: 04

Professores de outras áreas: Licenciados: 03

Estudantes: 02

Não Licenciados: 02

Total: 15 pesquisados
 
 

Escolas Privadas

Professores da área de Física: Licenciados: 05

Estudantes: 04

Professores de outras áreas: Licenciados: 01

Estudantes: 0

Não Licenciados: 01

Total: 11 pesquisados
 
 

Total Geral

Professores da área de Física: Licenciados: 09

Estudantes: 08

Professores de outras áreas: Licenciados: 04

Estudantes: 02

Não Licenciados: 03

Total: 26 pesquisados
 
 

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Vimos que tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, é grande o número de estudantes lecionando, a diferença está no grau de andamento dos cursos, nas escolas privadas todos os estudantes já ultrapassaram a metade do curso, ao passo que nas públicas há estudantes em início de curso lecionando.

Outra diferença importante é a grande presença de profissionais de outras áreas lecionando Física na rede pública, enquanto na rede privada, este número é pouco notável. Embora preservando-se de contratar profissionais de outras áreas , a presença de alunos, demonstra que a carência de profissionais licenciados já se manifesta também na rede privada de ensino.

O que estes números demonstram com certeza, é que a crise do magistério forçou os estabelecimentos de ensino a abter-se de critérios de seleção mais rigorosos, abrindo o mercado de maneira indiscriminada, de modo que engenheiros, estudantes de engenharia e matemática, ou até estudantes de Física em segundo semestre de curso estão lecionando a disciplina. Então, em alguns casos, soma-se o despreparo pedagógico com baixo nível de conhecimentos específicos, tudo isso em uma disciplina que é considerada de difícil aprendizado, e foi historicamente apresentada aos alunos como uma ciência desconexa da realidade, quando na verdade a grande novidade no ensino da Física é o seu relacionamento com nossas atividades quotidianas, uma vez que estamos cercado de fenômenos físicos em todos os aspectos da nossa vida.

Ocorre que o estabelecimento destas conexões requer conhecimentos físicos aplicados e preparação pedagógica, pré requisito que normalmente nào são cumpridos por profissionais de outras áreas, entre os quais muitos lecionam apenas temporariamente para aumentar seus rendimentos, no conhecido "bico".

CONCLUSÃO

A conclusão natural é a perda da qualidade de ensino, os prejudicados são os alunos, principalmente aqueles que não têm condições de pagar as mensalidade de um bom colégio particular, onde teoricamente haveriam melhores professores.

A continuar neste ritmo, o ensino, principalmente o estadual, corre o risco de tornar-se um verdadeiro teatro, onde poderemos aplicar um ditado popular bastante conhecido: "os professores fingindo que ensinam e os alunos fingindo que aprendem".