UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE I E II GRAUS
EDUCAÇÃO FÍSICA PRÉ-ESCOLAR:
elementos para uma proposta metodológica de ensino
Fabiana Campelo 1024/95-9 / Fábio Caponi 1078/95-8
Luciane O. Leão 1835/95-5 / Marcelo Costa 1961/95-0
 
INTRODUÇÃO
 

    A Educação Física pré-escolar é um tema de estudos importantes dentro da educação brasileira; pois, ela está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil, tanto biológico quanto físico.

    O número de alunos dentro das aulas de Educação Física é cada vez menor devido a vários fatores, como: falta de preparo nas escolas de magistério, formação excessivamente desportiva e biológica nas faculdades de Ed. Física, a prática da disciplina em horários diferentes das aulas, separação entre meninos e meninas e assim por diante ( Freire, 1994 ). Também, podemos observar que cada vez mais o surgimento de pequenas escolas que se intitulam "especializadas em educação infantil", que deveriam ter um planejamento criterioso dos conteúdos que deveriam ser trabalhados dentro das aulas de Ed. Física. Obviamente que muitas escolas contam com esses planejamentos e profissionais especializados para realizar este trabalho.

        A falta de bons estudos que tratam da Ed. Física infantil também contribuem para que não se tenha um grande embasamento científico no trabalho com idades iniciais.

                                                                                 OBJETIVOS

        O objetivo deste trabalho foi de observar planejamentos de três diferentes escolas para o ensino dos conteúdos das aulas, avaliar esses planejamentos e através do que a literatura especializada apresenta, criar novos elementos que possam ser trabalhados nas aulas de Ed. Física.

                                                                                 DISCUSSÃO

         A criança é movimento e a Educação Física também. Podemos estimular a criança a pensar através do movimento e esta é a grande questão. Normalmente o que ocorre é que o professor apresenta em seu trabalho as soluções prontas para a criança, que se torna assim a mera reprodutora, imitadora de movimentos, sem que ela tenha a necessidade de pensar para encontrar suas soluções.

        Outra opção de trabalho são os jogos desportivos dentro da pré-escola. porém, esses jogos deveriam ser adaptados às condições físicas da criança. A introdução de regras dentro da pedagogia de ensino são deveres importantes, pois sabemos que a criança precisa de certos limites para que aprenda a respeitar o seu colega, os seus amigos.

        Sobre os jogos adaptados, faz-se necessário que se tenham espaços adequados, pois através deles podemos trabalhar o que chamamos iniciação pré-desportiva. um exemplo clássico é o mini-tênis, em que se pode estender um pequeno pedaço de barbante e as crianças com uma bola de espuma e raquetes de plástico, desenvolvem todos os fundamentos do esporte, trabalhando a sua coordenação, motricidade geral em todos os seus sentidos. Assim, pode-se criar diversos elementos dos grandes desportos ( futebol, voleibol, basquete, etc. ), adaptando-os à realidade das crianças de acordo com suas idades e possibilidades, o que não tem ocorrido nas escolas que observamos. Muitas vezes os profissionais da Ed. Física têm um certo receio de inovar dentro dos conteúdos que serão trabalhados, talvez por medo das críticas que possam aparecer.

        Outro esporte que pode ser usado com freqüência é a Ginástica Olímpica, que apresenta vários elementos coordenativos, de capacidade motora ( força, flexibilidade, etc. ) que tranqüilamente podem dar condições à criança de se desenvolver plenamente. Devemos cuidar para que a criança não se especialize precocemente no esporte, sob pena de encerrar sua participação dentro do esporte antes que possa obter grande sucesso, grande realização. Esses elementos podem ser trabalhados em todas as idades pré-escolares.

Subsídios para a implantação da proposta curricular de Educação Física para a pré-escola.
 OBJETIVOS GERAIS:

* Desenvolvimento corporal harmônico;
* Aquisição do controle corporal;
* Desenvolvimento de habilidades motoras;
* condicionamentos dos sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
* Assunção de responsabilidade crescente no seu próprio bem estar;
* Desenvolvimento de habilidades de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
* Utilização sadia das horas de lazer;
* Aquisição de comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
* Desenvolvimento de atitudes favoráveis à atividade física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Referente a Esquema Corporal.

* Reconhecer as possibilidades científicas do próprio corpo através de movimentos que o afetam como uma totalidade;
* Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento;
* Realizar movimentos independentes e interdependentes com os diversos segmentos do corpo;
* Definir sua dominância lateral.

ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL:

* Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
* Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e seu fracionamento;
* Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.

QUALIDADES FÍSICAS:

* Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
* Estruturar movimentos que requeiram coordenação seletiva;
* Equilibrar-se em diferentes situações com ou sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura;
* Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força;
* Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram resistência;
* Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade;
* Melhorar agilidade;
* Melhorar velocidade;
* Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciem os graus de tensão muscular.

EXPRESSÃO CORPORAL:

* Representar com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante;
* Reproduzir com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e pessoas;
* Movimentar-se adaptando-se aos diferentes ritmos;
* Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
* Criar sua própria seqüência de movimento em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
* Dramatizar, através do movimento, fatos, histórias e fantasias;
* Conhecer e executar formas de expressão tradicional do nosso povo e de outros povos.

RECREAÇÃO:

* Participar de jogos e brincadeiras cantadas, dramatizações e mímicas;
* Cooperar nas atividades de grupo, aceitando diversos papéis;
* Utilizar, nos momentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
* Desenvolver habilidades de modificar jogos e atividades para atender aos problemas surgidos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.
 

CONCLUSÃO

        Hoje em dia, o número de aulas de Ed. Física nas escolas está cada vez menor, desde a pré-escola até o 2º grau, escasseiam os alunos e as aulas desta disciplina por inúmeros fatores já citados no trabalho.

        Apesar de haver um entendimento geral quanto a importância das atividades físicas na educação das crianças, essa disciplina é ainda objeto de descaso muito grande. Na verdade, a Educação Física que as pessoas do meio educacional e a sociedade de um meio geral conhecem é essa que todos cursam um dia, rígida, militaresca, discriminadora,. Quantos dos menos hábeis da classe, colocados à margem da Ed. Física, não assumiram postos de direção no sistema, contribuindo para perpetuar o menosprezo por esta disciplina? Mesmo reconhecendo que é necessário ter Educação Física nas escolas, essa que todos conhecemos não serve mais. Ora, se exige-se que todas as disciplinas cumpram um papel definido no programa escolar, por que não exigi-lo da Educação Física?

        A criança, assim como qualquer pessoa, precisa de uma educação de corpo inteiro, de movimento. Assim como aprende na escola números e contas complicadas que irá ou não utilizá-las na sua vida, com as atividades corporais deveria ocorrer o semelhante: a criança começa sabendo alguns brinquedos, melhora as suas habilidades naqueles que sabe, com isso aprende outros, aprende a realizá-los em grupos, com regras mais e mais complicadas, a saltar mais, a lançar melhor, a girar com mais equilíbrio, e só o que a gente espera é que estes conhecimentos todos da matemática, da escrita e da leitura, da Educação Física, possam se entrelaçar num todo que garanta a esse aluno uma vida de participação social satisfatória, de dignidade, de justiça, de felicidade.
 

Bibliografia

        BOSSENMEYER, Melina. Guia para o Desenvolvimento da Percepção Motora. São Paulo, Brasil, Manole, 1989.

        CAPON, Jack J. Propostas de Atividades para a Educação pelo Movimento. São Paulo, Brasil, Manole, 1989.

        RODRIGUES, Maria. Manual Teórico Prático de Educação Física Infantil. São Paulo, Brasil, Icone, 1989.

        BORGES, Célio José. Educação Física Para o Pré-Escolar. Rio de Janeiro, Brasil, Sprint, 1987.