UNIVERSIDADE FEDERAL DO RiO GRANDE DO SUL
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1º E 2º GRAU
Prof. NAÍRA FRANZOI

RELATÓRIO OBSERVAÇÃO EM ESCOLA
Escola Odila Gay da Fonseca e Escola Anísio Teixeira
       KAREN ESPÍNDOLA
       MATR.: 1611/95-5
       Curso: Física

 INTRODUÇÃO
 OBJETIVOS
 Este relatório teve como objetivo principal, verificar  a estrutura e o funcionamento das escolas municipais e estaduais de primeiro e segundo grau. Foram coletados dados e analisados com os estudos realizados durante o semestre e foram feitas conexões com a nova LDB.

  DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA
 Os dados foram coletados de maneira simples a colaboração dos  diretores foi essencial para que este trabalho pudesse ser estruturado desta maneira.
 Os dados deste trabalho foram coletados em duas escolas, uma municipal, Escola Anísio Teixeira, de primeiro grau e uma escola estadual, Escola Estadual de primeiro e segundo grau  Odila Gay da Fonseca, estas duas escolas se encontram no mesmo bairro Ipanema.
  O método utilizado na obtenção dos dados foi simples, utilizei gravador e uma conversa informal com a direção das escolas.
 Na escola municipal o diretor, a vice-diretora e a supervisora educacional foram entrevistados, eles responderam todas as perguntas e marcaram uma data para que eu voltasse na escola. No dia marcado eles me mostraram as dependências da escola e me responderam mais algumas perguntas me encaminhando assim à secretaria para obtenção dos dados administrativos.
 Na escola estadual a diretora, alguns funcionários da secretaria e professores colaboraram para a coleta  completa dos dados. A entrevista foi feita com gravador para fazer as perguntas. Estive na escola duas vezes. Não foi preciso visitar a escola, pois esta foi a escola que estudei e a conheço muito bem.
 A única dificuldade que tive, nas duas escolas foi a obtenção dos dados junto às secretarias, pois neste pontoo as escolas são muito desorganizadas e demoraram para me fornecer esses dados, mas apesar da demora eles me forneceram.

 DESCRIÇÃO DOS DADOS
 A descrição dos dados será feita individualmente, primeiro serão colocados todos os dados de uma escola  e depois de outra, no final será feito uma quadro comparativo entre as duas escola, e a partir disto poderemos fazer uma análise comparativa entre dois tipos de instituições educacionais que possuem os mesmos objetivos, mas são administradas por órgãos  distintos e diferem em muitos outros aspectos.

 DESCRIÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA
 DADOS GERAIS
 ESCOLA: Escola Estadual de primeiro e segundo grau Odila Gay da Fonseca.
 LOCALIZAÇÃO: Bairro Ipanema
 HISTÓRIA:
 Esta escola originou-se em 1973, a região se chamava Passo da Capivara e assim era conhecida a escola, um ano depois a escola mudou-se para outro prédio e passou a se chamar Grupo Escolar José de Anchieta e era apenas de primeiro grau.
 Em 1976 a comunidade  do bairro já chamado Ipanema decidiu organizar-se em mutirão e construir uma escola de segundo grau, pois não havia nenhuma na região. Eles  conseguiram tijolos e uma área ao lado do Grupo Escolar Anchieta, que foi doada pela Senhora Odila Gay da Fonseca e construíram o Ginásio de Ipanema.
 Em 1977 houve a união das duas escolas e assim nasceu a Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, no início a comunidade não aceitou a mudança do nome, mas aos poucos foram se acostumando e acabaram aceitando.
 É importante salientar que o emblema da escola é o mesmo de quando era ginásio, só mudou o nome, mas o desenho de dois barcos á vela ainda é o mesmo e uma vela mostra o “I “de Ipanema.
  Em 1992 foi realizada uma votação promovida pela direção para que os alunos escolhessem um novo emblema para a escola, foram sugeridas várias outras opções de emblemas, mas os alunos decidiram que o emblema antigo deveria permanecer, pois a escola é um símbolo do bairro e a mais importante da região, por ser a única de segundo grau. As escolas mais próximas de segundo grau ficam nos bairros: Cavalhada, Belém Novo e Tristeza.

 ASPECTOS FÍSICOS:
 A escola possui uma boa estrutura, todos os prédios são alvenaria e ocupa a metade de um quarteirão. É dividida em duas partes:
 
   Jardim da Infância
   2 salas de aula equipadas para jardim

    CAT
     refeitório
     SSE e SOE
Jardim à 4ª série
biblioteca
CAT    audiovisual
     ?gabinete dentário
     ?sala de professores
     ?pátio amplo
     ?quadra aberta poliesportiva
     ?16 salas de aula
     ?4 banheiros

     ?2 quadras abertas poliesportivas
5ªsérie em   ?audiovisual
diante    ?laboratório          ?biblioteca
     ?sala professores
     ?secretaria
     ?SSE e SOE
     ?sala de técnicas comerciais
     ?refeitório
     ?4 banheiros
     ?16 salas de aulas
     ?pátio amplo

 GESTÃO FINANCEIRA
 Mantenedora: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Governo Federal.
 Recebe recursos para compra de material didático, merenda, manutenção da escola, material de limpeza, materiais diversos.
Governo Estadual -
 Em 1996 recebeu Onze mil Reais para compra de merenda, deveria ter vindo Vinte e dois mil reais, a direção não soube explicar o porquê.
 No ano passado havia o repasse trimestral recursos que serviam para a manutenção da escola e compra de materiais diversos, neste ano entrou em vigor a lei de Gestão democrática autônoma. O que mudou foi a maneira como a verba é administrada, antes a escola gastava e tinha que prestar contas à SEC e eles pagavam as despesas, hoje as escola possuem conta corrente, e a verba é depositada nas contas, a direção não me informou o valor desse repasse. Como esta lei é ressente no ínico houve muita confusão, pois a escola deveria receber a verba em outubro de 1996 (verba para 1997), e só recebeu em maio de 1997, a escola só não teve maiores problemas por que no ano passado havia comprado material e sobrou bastante.
 A diretora comentou que depender dos recursos do governo é horrível sempre acontece um imprevisto, por exemplo em abril deste ano estourou a caixa d’água e não havia dinheiro para fazer o conserto, mas com a colaboração das pessoas da comunidade este conserto foi realizado. Uma certa pessoa comprou o material e fez o conserto, esta pessoa recebeu o dinheiro somente em maio.
Governo Federal -
 Esta verba é a do FNDE e o valor para 1997 foi de Cinco mil e Seiscentos reais anuais.

GESTÃO ADMINISTRATIVA
 ELEIÇÕES:
 Desde 1992 é a mesma diretora que administra a escola.
 Em 1992 ela assumiu, pois teve eleição e ela havia sido eleita, mas não pode assumir, logo depois disto houve a intervenção do Governo Collares e ela foi indicada como interventora.
 Em 1993/94 houve a mudança transitória, os professores pediram para que ela permanecesse na direção e ela permaneceu.
 Em 1994 houve eleição, ela não se candidatou, somente um professor havia se candidatado e ele não atingiu o mínimo necessário de votos para ser eleito , então em uma reunião de professores eles solicitaram que ela permanecesse na direção, então ela fez um documento com a assinatura de todos os professores  e entregou na SEC. É importante ressaltar que ela possui nível 5, e por isso precisou da assinatura de outros professores com nível mais elevado que o dela para poder continuar, ela possui pós-graduação, mas não foi reconhecido pela SEC.
 Em 1996 ela permaneceu na direção a SEC não permitiu que se fizesse outra eleição na escola naquele ano.
 Em 1997 haverá nova eleição para diretores ela,  esta se aposentando e não quer mais ser diretora desta escola.

 DIREÇÃO:
 A escola possui: Diretora, Vice-diretora por turno e o  Assistente Administrativa Financeira, uma pessoa com curso Técnico de Contabilidade, que cuida da parte administrativa e financeira da escola.

 LEGISLAÇÃO:
 A legislação que rege a escola é a Lei de Gestão Democrática Autônoma e estão começando a discutir e implantar a nova LDB.

 REGIMENTO:
 Regimento da escola esta muito defasado foi elaborado em 1984, a escola esta fazendo um novo regimento, mas este processo é muito lento. Este regimento ainda fala do centro cívico e não fala do Conselho Escolar. Ela não soube me dizer se houve a participação dos professores na elaboração do regimento antigo, mas acredita que sim. Neste regimento que esta sendo elaborado os professores participam das discussões.

 DEPARTAMENTOS:
 Existem os departamentos de SSE e SOE, existem três orientadoras pedagógicas e duas supervisoras pedagógicas, elas além de prestar assistência aos alunos  ainda vão para sala de aula. Sempre que existem problemas com os alunos estes departamentos tentam resolver.

 PROFESSORES:
 A escola possui 95 professores ao todo, alguns somente dão aula, outros dão aula e trabalham em algum departamento e outros somente trabalham nos departamentos.
 Os professores na sua maioria possuem  somente o curso de graduação, isto eqüivale a 70%,o restante são professores que possuem  algum tipo de especialização , foi levado em consideração somente especializações na área que eles atuam na escola.
 A participação dos professores nas discussões e decisões feitas na escola é muito pequena, mas quando a direção percebe que eles fugindo das discussões ela chama atenção dos mesmos para participarem mais, pois ela alega que é para melhorar o ensino na escola. Sabemos que os professores estão passando por uma situação muito difícil, pois ganham pouco e as escolas não oferecem a eles a estrutura necessária para que o aproveitamento escolar seja máximo.

 COMUNIDADE:
 O relacionamento é muito difícil, a participação é pequena, a diretora atribuí a isto as dificuldades econômicas da população e o pouco tempo para participar das decisões , mas ela garante que todos estão atentos às modificações, inclusive citou um exemplo : neste ano ela esta implantando o uniforme na escola e o terceiro ano do segundo grau não aceita usar uniforme e os pais fizeram uma reclamação junto à SEC solicitando para que eles não admitam  esta mudança, para os terceiros anos. Isto é uma evidência de que existe a participação, mesmo que seja contra as decisões da direção.

 CONSELHO ESCOLAR:
 Quando o Conselho Escolar foi criado na época do governo Collares, a idéia era acabar com o CPM e desejava-se que a escola possuísse um conselho deliberativo, consultivo e fiscalizador, só que nesta escola isto não aconteceu.
 Esta escola possui CPM e Conselho Escolar. Na época houve eleição, mas o conselho escolhido atuou muito pouco, a direção precisava chamá-lo toda vez que necessitava decidir algo. Ela acredita que o conselho que foi eleito este ano vai ser mais participativo, pelo menos durante as eleições eles se mostraram interessados na melhoria das condições da escola. O CPM ainda existe e é tão atuante quanto o Conselho, mas nesta escola ele ajuda muito no pagamento de alguns funcionários, graças a atuação do CPM a escola pode manter três funcionários que são pagos com o dinheiro arrecadado pelo mesmo, eles não estipulam nenhum valor, somente esclarecem os pais, alunos e professores que se não houver a colaboração destes a escola não haverá funcionários para fazer a limpeza.
 Antigamente, há uns dois anos atrás o CPM mantinha sete funcionários na escola, mas o quadro foi reduzido para três, por que os pais estavam colaborando com muito pouco.

 GRÊMIO ESTUDANTIL:

 Existe, mas é pouco atuante na escola. Quando acontece as eleições eles estão com muita vontade de fazer alguma coisa, mas depois que assumem não realizam nada daquilo que pretendiam e depois de algum tempo ninguém mais sabe quem pertence ao grêmio.
 
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA ESCOLA

 TEORIA EDUCACIONAL:
 Nesta escola não existe uma teoria clara, a diretora me informou que fez vários cursos para diretores de escola e em um deles ela tinha que descrever qual o tipo de teoria educacional que a escola possuía ou qual a teoria mais parecida com a realidade da escola. Neste trabalho ela escreveu que a escola possuí uma tendência renovadora progressista, mas deixou claro que a escola não segue uma linha teórica específica. Esta definição é conforme o que ela pensa a respeito da escola.

 FILOSOFIA DA ESCOLA:
 A escola defende a idéia de que é necessário desenvolver as capacidades  individuais dos alunos, conforme o ritmo de cada um. A bandeira da escola  diz: “Ensino com liberdade e responsabilidade”. Nada mais sobre a filosofia, não fica em nenhum lugar visível para a comunidade escolar, somente na bandeira.

 CURRÍCULO:
 A escola utiliza dois tipos de currículos: o currículo por atividades e o currículo por área de estudos. Ele esta voltado para a preparação para o trabalho, a diretora acha que não funciona desta maneira, pois a escola ensina aos seus alunos conhecimentos gerais e não ensina habilidades específicas, nos dias de hoje isto não serve para trabalhar em nenhum lugar, ela diz que este currículo deverá ser analisado por que precisa ser modificado. O aluno deve aprender a ler, analisar, pesquisar, pensar, redigir e ouvir, esta é a função de uma escola.

 CARGA HORÁRIA:
 800 horas/aula e 200 dias letivos.

 MÉDIA:
 A média nesta escola é 5, existe a possibilidade de mudar, mas a diretora acha que não acontecerá esta mudança logo.
 
 RECUPERAÇÃO:
 A escola começou neste ano a implantação da recuperação preventiva. Ainda não dá para avaliar se será bom ou não para os alunos e a escola. O funcionamento desta recuperação ainda esta um pouco confuso, mas acredita que no ano que vem melhorará. Cada professor possui autonomia para fazê-la como achar melhor, a professora de inglês, como possui horas livres dentro de sua carga horária faz a recuperação em turno inverso, já a professora de Física faz provas de recuperação e trabalhos e esta tendo bons resultados.
APROVAÇÃO - REPROVAÇÃO - EVASÃO: A escola possií um índice de reprovação e evasão elevado somente no noturno, onde os alunos possuem problemas, por que trabalham.

 AVALIAÇÃO:
 Cada professor faz sua avaliação conforme seu planejamento de trabalho.

 ENSINO RELIGIOSO:
 Os alunos de 1ª a 4ª série assistem as aulas de religião. A escola possui somente uma professora que leciona esta matéria e ensina a religião católica, mas também trabalha valores, ensina os alunos a terem responsabilidade  e mais carinho. Como todos sabemos a disciplina é facultativa para os alunos, mas a escola não comunica os pais, mas se um pai solicitar para que seu filho não assista a matéria ele será liberado.
 
 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
 A matéria é dada para os alunos da 4ª, 5ª, 6ª do primeiro grau e 1º e 2º  anos do segundo grau.

 LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA:
 O inglês é a única  língua dada na escola, por não possuir professor que dê outra língua. É um idioma muito aceito pelos alunos e comunidade. Os alunos que aprendem o idioma são da 5ª série em diante.

 EDUCAÇÃO FÍSICA:
 Normalmente todas as séries fazem esta disciplina, mas como na atualidade há falta de professores, as 8ª séries estão sem fazer esta matéria. Já solicitaram a substituição, mas a SEC ainda não mandou ninguém.

 FÍSICA:
 Conversei com a professora Juliane Boeira Michelena, professora de física, formada em Licenciatura Plena na UFRGS esta na escola há apenas dois anos e ainda leciona no Julinho de na escola Mesquita.
 Ela me informou que existem somente três professores desta disciplina, mas que alguns professores de outras matérias lecionam física também, a escola não possui falta de professores nesta matéria, por esta razão.
 Sobre a organização curricular, fiquei sabendo que o currículo exigido pela SEC é:
  primeiro  ano - Cinemática e Dinâmica
  segundo ano - Termodinâmica, Óptica e Ondas
  terceiro ano - Eletricidade e Magnetismo
mas nenhum professor da escola consegue dar todo o conteúdo, por exemplo, óptica e ondas, e o final do magnetismo são matérias que sempre ficam sem ser dadas.
 Ela  faz plano de trabalho, mas nem sempre consegue seguir seu plano todo.
 Sobre o índice de repetência na disciplina ela me respondeu o que eu já esperava é o maior de todas, apesar da média ser muito baixa.
 A outra pergunta que eu fiz a ela foi sobre a relação aluno-professor-disciplina, a relação é boa, poi ela é muito bem aceita pelos alunos.
 Com as turmas que ela trabalha a maioria não gosta de física, mas ela tenta convencê-los. Sobre o laboratório, a escola possui, mas esta depredado e para utilizá-lo existe muita burocracia, então ela faz algumas experiências na sala de aula com matérias baratos e comuns. Quando os alunos estão muito mau na matéria ela faz trabalhos como feiras de ciências, mas isto fica restrito à sala de aula. A receptividade dos alunos é boa, nestes momentos eles aproveitam bem as aulas.
 No que se refere às condições da escola ela diz que tudo é muito difícil e que a situação esta realmente terrível.
 Sobre cursos, se o governo oferece ela responde que não oferece nem proporciona que os professores participem em época de aulas.

 DESCRIÇÃO DA SEGUNDA ESCOLA
 DADOS GERAIS
 ESCOLA: Escola Municipal de primeiro grau Anísio Teixeira.
 LOCALIZAÇÃO: Jardim Urubatã - Aberta do Morros, bairro Ipanema

 HISTÓRIA:
 Esta escola foi construída graças a luta da comunidade.Na região havia deficiência de escolas, havia somente uma estadual que ía somente até a 4ªsérie, então a comunidade lutou para que o município construísse uma escola de primeira a oitava série.
 Esta consquista começou a se realizar no ano de 1992. O município adquiriu uma área no Jardim Urubatã e começou a construção, enquanto isto, em uma vila próxima começou a funcionar uma creche e maternal.
 O projeto da escola foi criado conforme o modelo arquitetônico construtivista, pois a secretária de educação na época era a Esther Grossi e estava implantando o ensino construtivista no município.
 A arquitetura esta adequada com a proposta pedagógica baseada nas teorias deo pedágogo Lev Vygostky, que prevê em sua teoria a troca de conhecimentos com o meio onde se vive e com outras pessoas como forma de aprendizado. Nesta escola as salas de aula e os prédios são em forma de círculo, convergindo para um hall central que permite a integração dos alunos com o meio onde estão, o projeto é muito bonito, mas possui  alguns aspectos negativos, como por exemplo: nos prédios há muito eco e isto atrapalha o aprendizado, outro aspecto é que as salas foram projetadas para receber entre 20 e 30 alunos o que não acontece, pois a demanda da escola é muito maior e isto prejudica o ensino.
 Em março de 1993 a escola começou a funcionar. Hoje possui 880 alunos, na sua maioria dos loteamentos e vilas próximos a ela.

 ASPECTOS FÍSICOS:
 A escola possui quatro prédios em alvenaria foram construídos no estilo moderno, sala de professores, laboratório, sala de vídeo com antena parabólica, etc, biblioteca, sala de artes, sala de música, refeitório, quadra de esporte poliespostiva, e salas de aula não sei  exatamente quantas, amplo pátio para recreação.

 GESTÃO FINANCEIRA

 MANTENEDORA: Município de Porto Alegre.
 A escola recebe recursos do governo municipal, estes são os únicos que mantêm a escola.
 No ano passado a escola recebeu mais ou menos nove mil e oitoscentos reais por trimestre. As condições da escola estão ótimas.
 A direção informou que a verba satisfaz em parte o que a escola precisa, mas seria melhor se o governo enviasse mais verbas. Por exemplo: a escola quando foi construída recebeu uma sala adaptada para  aulas de informática, mas até hoje os computadores não vieram, e a sala esta sendo usada para aulas normais.

 GESTÃO ADMINISTRATIVA

 ELEIÇÕES:
 Quando a escola começou a funcionar o município mandou um diretor que foi escolhido pelo colegiado.
 A direção que administra a escola foi eleita por eleições diretas entre professores e alunos.

 DIREÇÃO:
 A escola é administrada por uma equipe diretiva composta por diretor, vice-diretor, supervisores e orientadores.

 LEGISLAÇÃO:
 A legislação que rege a escola são as diretrizes básicas do município.

 REGIMENTO:
 Quando a escola começou suas atividades o município enviou o regimento padrão que eles deveriam seguir, e depois formar um novo regimento adequando as condições da escola com o modelo fornecido por eles.
 A direção esta preparando um novo regimento, o processo de elaboração é muito lento, mas eles acreditam que até o final deste ano ele esteja pronto.
 A participação dos professores, alunos e comunidade na formação desse novo regimento é muito importante e nesta escola ela existe com muito vigor.

 DEPARTAMENTOS:
 A escola possui os departamentos: SSE, SOE, e ainda existe um Grupo de Apoio aos alunos que possuem dificuldades nas matérias.

 PROFESSORES:
 A participação dos professores é bastante grande. Eles participam de todas as discussões que a equipe diretiva propõem.
 A grande maioria dos professores da escola possuem curso de licenciatura plena na  sua área. A escola propícia a eles boas condições de trabalho,quanto aos cursos oferecidos aos professores, o município ajuda, oferecendo os cursos com preços mais baixos.
  No que se refere ao salário sabemos que os professores municipais são “bem pagos”, isto se referindo ao governo estadual, mas poderiam receber um pouco mais, perguntei se estão satisfeitos, muitos dizem que estão satisfeitos em parte.

 COMUNIDADE:
 A comunidade que lutou para conseguir a escola  participa pouco nas decisões, um fato bem interessante, pois eles são os que mais precisam da escola, mas a comunidade do Jardim Urubatã, onde a escola esta localizada e  é uma comunidade de classe média à classe média alta, participa de todas as discussões e  atividades que a escola oferece.

 CONSELHO ESCOLAR:
 O conselho é bastante atuante, inclusive na época que estive lá para pegar os dados estavam acontecendo eleições para o novo conselho.

 GRÊMIO ESTUDANTIL:
 Como a escola é nova, apenas no ínicio deste ano foi criado o grêmio. Eles estão participando bastante, fizeram campanha de arrecadação de livros, criaram uma rádio no recreio, e possuem outras idéias para propor aos estudantes.

ORGANIZAÇÃO NO ENSINO

 TEORIA EDUCACIONAL:
 Nesta escola a teoria educacional é uma mescla de várias teorias. Eles educam conforme as teorias de Piaget, Paulo Freire e Lev Vygostky.
 No ínicio, quando a escola foi criada usava-se apenas o metódo construtivista, mas hoje tudo que eles consideram bom para a educação eles utilizam.
 FILOSOFIA DA ESCOLA:
 Não possui uma filosofia de ensino.
 CURRÍCULO:
 A escola  usa o currículo por atividade.
 CARGA HORÁRIA:
 800 horas/aula e 200 dias letivos.
 MÉDIA:
 A escola utiliza somente conceitos.

 RECUPERAÇÃO:
 Já estão utilizando a recuperação preventiva, que é feita em horários extra-classe nas turmas de reforço,é para isto que existe o grupo de apoio que auxília aos alunos que estão com problemas no aprendizado.
 A direção acredita que este tipo de recuperação melhorará o índice de aprovação.

 APROVAÇÃO - REPROVAÇÃO - EVASÃO :
 A escola não forneceu índices, mas garantiu que a aprovação é alta, e quase nem existe evasão e reprovação. Fazendo uma comparação de quando iniciou  a escola até os dias de hoje a evasão diminuíu bastante, pois existe um  processo de conscientização na escola junto aos alunos e a comunidade de que não devem desperdiçar o ensino que lhes é oferecido.

 AVALIAÇÃO:
 A avaliação é feita com provas, trabalhos, tudo isto fica a critério do professor.
 ENSINO RELIGIOSO:
 A escola não tem aulas de religião, pois  a SMED esta fazendo uma pesquisa junto aos órgãos religiosos para ver se eles desejam ensinar como cultura geral suas religiões aos alunos.
 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
 Esta disicplina é oferecida aos alunos de primeira a quarta série, conforme parecer. É ainda oferecida dentro desta disciplina música e teatro aos alunos.
 LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA:
 A escola possui um centro de línguas. Neste centro é ensinado inglês, espanhol e francês. Os alunos de da quinta série à oitava podem optar por uma língua e será avaliado normalmente, e se desejar aprender outra língua pode escolher, mas não será avaliado, servirá somente de cultura. o centro de línguas também pode ser utilizado pela comunidade, gratuitamente. Os professores nada recebem por isto, pois estas aulas estão dentro da carga horária deles.
 EDUCAÇÃO FÍSICA:
 Todas as séries fazem educação física e são avaliados por isto.

???. ANÁLISE DE DADOS

 ???.? CONEXÃO COM OS ARTIGOS DA LDB

 Os artigos que se referem  à organização da educação nacional são muito bem interpretados e aplicados nas duas  instituições de ensino que pesquisei.
 Art. 24, a carga horária de oitoscentas horas, distribuídas em no mínimo duzentos dias letivos de trabalho escolar é aplicada nas duas escolas.
 Art. 32 refere-se ao ensino por ciclos , na escola estadual nem se fala em usar ciclos, mas na escola municipal a idéia é mudar logo para ciclos, pois a SMED está pressionando  para que isto aconteça.
 Art. 33 Ensino religioso, na escola municipal não é oferecido ainda, pois a SMED esta buscando junto às entidades religiosas uma ajuda, e talvez a solução para que esta disciplina seja oferecida, por estas entidades sem prejuísos para o município. Na escola estadual ela é oferecida, normalmente.
 Art. 34 Este artigo é aplicado nas duas escolas
 Art. 36 A lígua estrangeira moderna é disciplina obrigatória e é dada tanto no município quanto no estado, apesar de o município oferecer mais de um idioma e ainda ofercer à comunidade gratuítamente, sendo que os alunos podem fazer opção e até escolher mais de um idioma.
 No título VI que se refere aos profissionais da educação é um dos únicos títulos que é pouco, e as vezes nem é utilizado, não por  causa das instituições, mas sim pelos governantes, que não valorizam os profissionais do ensino. Sabemos que estes profissionais estão cada vez mais desvalorizados, recebendo cada vez menos e perdendo os direitos que adquiririram tempos atrás.

  QUADRO COMPARATIVO - ASPECTOS MAIS IMPORTANTES
 Anísio Teixeira
escola municipal  Odila Gay da Fonseca
escola estadual
aspectos físicos ótima escola, prédios em excelentes condições de conservação, a limpeza é impressionante escola sucateada, suja, prédios precisando de pintura, vidros quebrados
recuperação preventiva preventiva
carga horária  800 h/a e 200 dias letivos 800 h/a e 200 dias letivos
média são atribuídas notas, minímo 50  são atribuídos conceitos
A, B, C, D, E
ensino religioso não possuí possuí da 1ªa  4ªsérie
educação artística teatro, música e artes, 1ª a 4ªsérie artes gerais 4ª, 5ª,   6ª e primeiro ano do 2º grau
professores recebem um salário bom, mas ainda reclamam, possuem boas condições de trabalho, grande poder
de participação  recebem pouco, não possuem boas condições de trabalho, participam das decisões.
língua estrangeira centro de idiomas, oferece inglês, francês e espanhol, não somente para os alunos, mas para a comunidade também oferece somente o inglês por não ter condições de oferecer outro idoma.



V. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Este trabalho foi muito interessante, pois durante a sua realização  e coleta de dados ficamos sabendo como funciona e se estrutura  uma escola, como são aplicadas as leis nestes estabelecimentos de ensino e a maneira como estas escolas são administradas.
 Sobre as escolas que pesquisei, municipal e estadual ficou claro que, apesar de serem administradas por órgãos diferentes possuem muitos aspectos  em que se assemelham no funcionamento.
 Nos dois estabelecimentos que fiz o trbalho a nova LDB esta vigorando, em parte. Esta nova lei ainda está causando muita confusão em alguns de seus ítens, mas acredito que com muitas discussões entre os profissionais da área estes ítens serão esclarecidos e acho que ela funcionará perfeitamente.
 Acredito que este trabalho foi muito importante para que nós alunos e futuros profissionais da educação  saíbamos como funcionam as escolas.