DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA
Os dados foram coletados de maneira simples a colaboração
dos diretores foi essencial para que este trabalho pudesse ser estruturado
desta maneira.
Os dados deste trabalho foram coletados em duas escolas, uma
municipal, Escola Anísio Teixeira, de primeiro grau e uma escola
estadual, Escola Estadual de primeiro e segundo grau Odila Gay da
Fonseca, estas duas escolas se encontram no mesmo bairro Ipanema.
O método utilizado na obtenção dos dados
foi simples, utilizei gravador e uma conversa informal com a direção
das escolas.
Na escola municipal o diretor, a vice-diretora e a supervisora
educacional foram entrevistados, eles responderam todas as perguntas e
marcaram uma data para que eu voltasse na escola. No dia marcado eles me
mostraram as dependências da escola e me responderam mais algumas
perguntas me encaminhando assim à secretaria para obtenção
dos dados administrativos.
Na escola estadual a diretora, alguns funcionários
da secretaria e professores colaboraram para a coleta completa dos
dados. A entrevista foi feita com gravador para fazer as perguntas. Estive
na escola duas vezes. Não foi preciso visitar a escola, pois esta
foi a escola que estudei e a conheço muito bem.
A única dificuldade que tive, nas duas escolas foi
a obtenção dos dados junto às secretarias, pois neste
pontoo as escolas são muito desorganizadas e demoraram para me fornecer
esses dados, mas apesar da demora eles me forneceram.
DESCRIÇÃO DOS DADOS
A descrição dos dados será feita individualmente,
primeiro serão colocados todos os dados de uma escola e depois
de outra, no final será feito uma quadro comparativo entre as duas
escola, e a partir disto poderemos fazer uma análise comparativa
entre dois tipos de instituições educacionais que possuem
os mesmos objetivos, mas são administradas por órgãos
distintos e diferem em muitos outros aspectos.
DESCRIÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA
DADOS GERAIS
ESCOLA: Escola Estadual de primeiro e segundo grau Odila Gay
da Fonseca.
LOCALIZAÇÃO: Bairro Ipanema
HISTÓRIA:
Esta escola originou-se em 1973, a região se chamava
Passo da Capivara e assim era conhecida a escola, um ano depois a escola
mudou-se para outro prédio e passou a se chamar Grupo Escolar José
de Anchieta e era apenas de primeiro grau.
Em 1976 a comunidade do bairro já chamado Ipanema
decidiu organizar-se em mutirão e construir uma escola de segundo
grau, pois não havia nenhuma na região. Eles conseguiram
tijolos e uma área ao lado do Grupo Escolar Anchieta, que foi doada
pela Senhora Odila Gay da Fonseca e construíram o Ginásio
de Ipanema.
Em 1977 houve a união das duas escolas e assim nasceu
a Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, no início a comunidade não
aceitou a mudança do nome, mas aos poucos foram se acostumando e
acabaram aceitando.
É importante salientar que o emblema da escola é
o mesmo de quando era ginásio, só mudou o nome, mas o desenho
de dois barcos á vela ainda é o mesmo e uma vela mostra o
“I “de Ipanema.
Em 1992 foi realizada uma votação promovida
pela direção para que os alunos escolhessem um novo emblema
para a escola, foram sugeridas várias outras opções
de emblemas, mas os alunos decidiram que o emblema antigo deveria permanecer,
pois a escola é um símbolo do bairro e a mais importante
da região, por ser a única de segundo grau. As escolas mais
próximas de segundo grau ficam nos bairros: Cavalhada, Belém
Novo e Tristeza.
ASPECTOS FÍSICOS:
A escola possui uma boa estrutura, todos os prédios
são alvenaria e ocupa a metade de um quarteirão. É
dividida em duas partes:
Jardim da Infância
2 salas de aula equipadas para jardim
CAT
refeitório
SSE e SOE
Jardim à 4ª série
biblioteca
CAT audiovisual
?gabinete dentário
?sala de professores
?pátio amplo
?quadra aberta poliesportiva
?16 salas de aula
?4 banheiros
?2 quadras abertas poliesportivas
5ªsérie em ?audiovisual
diante ?laboratório
?biblioteca
?sala professores
?secretaria
?SSE e SOE
?sala de técnicas comerciais
?refeitório
?4 banheiros
?16 salas de aulas
?pátio amplo
GESTÃO FINANCEIRA
Mantenedora: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Governo
Federal.
Recebe recursos para compra de material didático, merenda,
manutenção da escola, material de limpeza, materiais diversos.
Governo Estadual -
Em 1996 recebeu Onze mil Reais para compra de merenda, deveria
ter vindo Vinte e dois mil reais, a direção não soube
explicar o porquê.
No ano passado havia o repasse trimestral recursos que serviam
para a manutenção da escola e compra de materiais diversos,
neste ano entrou em vigor a lei de Gestão democrática autônoma.
O que mudou foi a maneira como a verba é administrada, antes a escola
gastava e tinha que prestar contas à SEC e eles pagavam as despesas,
hoje as escola possuem conta corrente, e a verba é depositada nas
contas, a direção não me informou o valor desse repasse.
Como esta lei é ressente no ínico houve muita confusão,
pois a escola deveria receber a verba em outubro de 1996 (verba para 1997),
e só recebeu em maio de 1997, a escola só não teve
maiores problemas por que no ano passado havia comprado material e sobrou
bastante.
A diretora comentou que depender dos recursos do governo é
horrível sempre acontece um imprevisto, por exemplo em abril deste
ano estourou a caixa d’água e não havia dinheiro para fazer
o conserto, mas com a colaboração das pessoas da comunidade
este conserto foi realizado. Uma certa pessoa comprou o material e fez
o conserto, esta pessoa recebeu o dinheiro somente em maio.
Governo Federal -
Esta verba é a do FNDE e o valor para 1997 foi de Cinco
mil e Seiscentos reais anuais.
GESTÃO ADMINISTRATIVA
ELEIÇÕES:
Desde 1992 é a mesma diretora que administra a escola.
Em 1992 ela assumiu, pois teve eleição e ela
havia sido eleita, mas não pode assumir, logo depois disto houve
a intervenção do Governo Collares e ela foi indicada como
interventora.
Em 1993/94 houve a mudança transitória, os professores
pediram para que ela permanecesse na direção e ela permaneceu.
Em 1994 houve eleição, ela não se candidatou,
somente um professor havia se candidatado e ele não atingiu o mínimo
necessário de votos para ser eleito , então em uma reunião
de professores eles solicitaram que ela permanecesse na direção,
então ela fez um documento com a assinatura de todos os professores
e entregou na SEC. É importante ressaltar que ela possui nível
5, e por isso precisou da assinatura de outros professores com nível
mais elevado que o dela para poder continuar, ela possui pós-graduação,
mas não foi reconhecido pela SEC.
Em 1996 ela permaneceu na direção a SEC não
permitiu que se fizesse outra eleição na escola naquele ano.
Em 1997 haverá nova eleição para diretores
ela, esta se aposentando e não quer mais ser diretora desta
escola.
DIREÇÃO:
A escola possui: Diretora, Vice-diretora por turno e o
Assistente Administrativa Financeira, uma pessoa com curso Técnico
de Contabilidade, que cuida da parte administrativa e financeira da escola.
LEGISLAÇÃO:
A legislação que rege a escola é a Lei
de Gestão Democrática Autônoma e estão começando
a discutir e implantar a nova LDB.
REGIMENTO:
Regimento da escola esta muito defasado foi elaborado em 1984,
a escola esta fazendo um novo regimento, mas este processo é muito
lento. Este regimento ainda fala do centro cívico e não fala
do Conselho Escolar. Ela não soube me dizer se houve a participação
dos professores na elaboração do regimento antigo, mas acredita
que sim. Neste regimento que esta sendo elaborado os professores participam
das discussões.
DEPARTAMENTOS:
Existem os departamentos de SSE e SOE, existem três
orientadoras pedagógicas e duas supervisoras pedagógicas,
elas além de prestar assistência aos alunos ainda vão
para sala de aula. Sempre que existem problemas com os alunos estes departamentos
tentam resolver.
PROFESSORES:
A escola possui 95 professores ao todo, alguns somente dão
aula, outros dão aula e trabalham em algum departamento e outros
somente trabalham nos departamentos.
Os professores na sua maioria possuem somente o curso
de graduação, isto eqüivale a 70%,o restante são
professores que possuem algum tipo de especialização
, foi levado em consideração somente especializações
na área que eles atuam na escola.
A participação dos professores nas discussões
e decisões feitas na escola é muito pequena, mas quando a
direção percebe que eles fugindo das discussões ela
chama atenção dos mesmos para participarem mais, pois ela
alega que é para melhorar o ensino na escola. Sabemos que os professores
estão passando por uma situação muito difícil,
pois ganham pouco e as escolas não oferecem a eles a estrutura necessária
para que o aproveitamento escolar seja máximo.
COMUNIDADE:
O relacionamento é muito difícil, a participação
é pequena, a diretora atribuí a isto as dificuldades econômicas
da população e o pouco tempo para participar das decisões
, mas ela garante que todos estão atentos às modificações,
inclusive citou um exemplo : neste ano ela esta implantando o uniforme
na escola e o terceiro ano do segundo grau não aceita usar uniforme
e os pais fizeram uma reclamação junto à SEC solicitando
para que eles não admitam esta mudança, para os terceiros
anos. Isto é uma evidência de que existe a participação,
mesmo que seja contra as decisões da direção.
CONSELHO ESCOLAR:
Quando o Conselho Escolar foi criado na época do governo
Collares, a idéia era acabar com o CPM e desejava-se que a escola
possuísse um conselho deliberativo, consultivo e fiscalizador, só
que nesta escola isto não aconteceu.
Esta escola possui CPM e Conselho Escolar. Na época
houve eleição, mas o conselho escolhido atuou muito pouco,
a direção precisava chamá-lo toda vez que necessitava
decidir algo. Ela acredita que o conselho que foi eleito este ano vai ser
mais participativo, pelo menos durante as eleições eles se
mostraram interessados na melhoria das condições da escola.
O CPM ainda existe e é tão atuante quanto o Conselho, mas
nesta escola ele ajuda muito no pagamento de alguns funcionários,
graças a atuação do CPM a escola pode manter três
funcionários que são pagos com o dinheiro arrecadado pelo
mesmo, eles não estipulam nenhum valor, somente esclarecem os pais,
alunos e professores que se não houver a colaboração
destes a escola não haverá funcionários para fazer
a limpeza.
Antigamente, há uns dois anos atrás o CPM mantinha
sete funcionários na escola, mas o quadro foi reduzido para três,
por que os pais estavam colaborando com muito pouco.
GRÊMIO ESTUDANTIL:
Existe, mas é pouco atuante na escola. Quando acontece
as eleições eles estão com muita vontade de fazer
alguma coisa, mas depois que assumem não realizam nada daquilo que
pretendiam e depois de algum tempo ninguém mais sabe quem pertence
ao grêmio.
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA ESCOLA
TEORIA EDUCACIONAL:
Nesta escola não existe uma teoria clara, a diretora
me informou que fez vários cursos para diretores de escola e em
um deles ela tinha que descrever qual o tipo de teoria educacional que
a escola possuía ou qual a teoria mais parecida com a realidade
da escola. Neste trabalho ela escreveu que a escola possuí uma tendência
renovadora progressista, mas deixou claro que a escola não segue
uma linha teórica específica. Esta definição
é conforme o que ela pensa a respeito da escola.
FILOSOFIA DA ESCOLA:
A escola defende a idéia de que é necessário
desenvolver as capacidades individuais dos alunos, conforme o ritmo
de cada um. A bandeira da escola diz: “Ensino com liberdade e responsabilidade”.
Nada mais sobre a filosofia, não fica em nenhum lugar visível
para a comunidade escolar, somente na bandeira.
CURRÍCULO:
A escola utiliza dois tipos de currículos: o currículo
por atividades e o currículo por área de estudos. Ele esta
voltado para a preparação para o trabalho, a diretora acha
que não funciona desta maneira, pois a escola ensina aos seus alunos
conhecimentos gerais e não ensina habilidades específicas,
nos dias de hoje isto não serve para trabalhar em nenhum lugar,
ela diz que este currículo deverá ser analisado por que precisa
ser modificado. O aluno deve aprender a ler, analisar, pesquisar, pensar,
redigir e ouvir, esta é a função de uma escola.
CARGA HORÁRIA:
800 horas/aula e 200 dias letivos.
MÉDIA:
A média nesta escola é 5, existe a possibilidade
de mudar, mas a diretora acha que não acontecerá esta mudança
logo.
RECUPERAÇÃO:
A escola começou neste ano a implantação
da recuperação preventiva. Ainda não dá para
avaliar se será bom ou não para os alunos e a escola. O funcionamento
desta recuperação ainda esta um pouco confuso, mas acredita
que no ano que vem melhorará. Cada professor possui autonomia para
fazê-la como achar melhor, a professora de inglês, como possui
horas livres dentro de sua carga horária faz a recuperação
em turno inverso, já a professora de Física faz provas de
recuperação e trabalhos e esta tendo bons resultados.
APROVAÇÃO - REPROVAÇÃO - EVASÃO:
A escola possií um índice de reprovação e evasão
elevado somente no noturno, onde os alunos possuem problemas, por que trabalham.
AVALIAÇÃO:
Cada professor faz sua avaliação conforme seu
planejamento de trabalho.
ENSINO RELIGIOSO:
Os alunos de 1ª a 4ª série assistem as aulas
de religião. A escola possui somente uma professora que leciona
esta matéria e ensina a religião católica, mas também
trabalha valores, ensina os alunos a terem responsabilidade e mais
carinho. Como todos sabemos a disciplina é facultativa para os alunos,
mas a escola não comunica os pais, mas se um pai solicitar para
que seu filho não assista a matéria ele será liberado.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
A matéria é dada para os alunos da 4ª,
5ª, 6ª do primeiro grau e 1º e 2º anos do segundo
grau.
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA:
O inglês é a única língua
dada na escola, por não possuir professor que dê outra língua.
É um idioma muito aceito pelos alunos e comunidade. Os alunos que
aprendem o idioma são da 5ª série em diante.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Normalmente todas as séries fazem esta disciplina,
mas como na atualidade há falta de professores, as 8ª séries
estão sem fazer esta matéria. Já solicitaram a substituição,
mas a SEC ainda não mandou ninguém.
FÍSICA:
Conversei com a professora Juliane Boeira Michelena, professora
de física, formada em Licenciatura Plena na UFRGS esta na escola
há apenas dois anos e ainda leciona no Julinho de na escola Mesquita.
Ela me informou que existem somente três professores
desta disciplina, mas que alguns professores de outras matérias
lecionam física também, a escola não possui falta
de professores nesta matéria, por esta razão.
Sobre a organização curricular, fiquei sabendo
que o currículo exigido pela SEC é:
primeiro ano - Cinemática e Dinâmica
segundo ano - Termodinâmica, Óptica e Ondas
terceiro ano - Eletricidade e Magnetismo
mas nenhum professor da escola consegue dar todo o conteúdo,
por exemplo, óptica e ondas, e o final do magnetismo são
matérias que sempre ficam sem ser dadas.
Ela faz plano de trabalho, mas nem sempre consegue seguir
seu plano todo.
Sobre o índice de repetência na disciplina ela
me respondeu o que eu já esperava é o maior de todas, apesar
da média ser muito baixa.
A outra pergunta que eu fiz a ela foi sobre a relação
aluno-professor-disciplina, a relação é boa, poi ela
é muito bem aceita pelos alunos.
Com as turmas que ela trabalha a maioria não gosta
de física, mas ela tenta convencê-los. Sobre o laboratório,
a escola possui, mas esta depredado e para utilizá-lo existe muita
burocracia, então ela faz algumas experiências na sala de
aula com matérias baratos e comuns. Quando os alunos estão
muito mau na matéria ela faz trabalhos como feiras de ciências,
mas isto fica restrito à sala de aula. A receptividade dos alunos
é boa, nestes momentos eles aproveitam bem as aulas.
No que se refere às condições da escola
ela diz que tudo é muito difícil e que a situação
esta realmente terrível.
Sobre cursos, se o governo oferece ela responde que não
oferece nem proporciona que os professores participem em época de
aulas.
DESCRIÇÃO DA SEGUNDA ESCOLA
DADOS GERAIS
ESCOLA: Escola Municipal de primeiro grau Anísio Teixeira.
LOCALIZAÇÃO: Jardim Urubatã - Aberta
do Morros, bairro Ipanema
HISTÓRIA:
Esta escola foi construída graças a luta da
comunidade.Na região havia deficiência de escolas, havia somente
uma estadual que ía somente até a 4ªsérie, então
a comunidade lutou para que o município construísse uma escola
de primeira a oitava série.
Esta consquista começou a se realizar no ano de 1992.
O município adquiriu uma área no Jardim Urubatã e
começou a construção, enquanto isto, em uma vila próxima
começou a funcionar uma creche e maternal.
O projeto da escola foi criado conforme o modelo arquitetônico
construtivista, pois a secretária de educação na época
era a Esther Grossi e estava implantando o ensino construtivista no município.
A arquitetura esta adequada com a proposta pedagógica
baseada nas teorias deo pedágogo Lev Vygostky, que prevê em
sua teoria a troca de conhecimentos com o meio onde se vive e com outras
pessoas como forma de aprendizado. Nesta escola as salas de aula e os prédios
são em forma de círculo, convergindo para um hall central
que permite a integração dos alunos com o meio onde estão,
o projeto é muito bonito, mas possui alguns aspectos negativos,
como por exemplo: nos prédios há muito eco e isto atrapalha
o aprendizado, outro aspecto é que as salas foram projetadas para
receber entre 20 e 30 alunos o que não acontece, pois a demanda
da escola é muito maior e isto prejudica o ensino.
Em março de 1993 a escola começou a funcionar.
Hoje possui 880 alunos, na sua maioria dos loteamentos e vilas próximos
a ela.
ASPECTOS FÍSICOS:
A escola possui quatro prédios em alvenaria foram construídos
no estilo moderno, sala de professores, laboratório, sala de vídeo
com antena parabólica, etc, biblioteca, sala de artes, sala de música,
refeitório, quadra de esporte poliespostiva, e salas de aula não
sei exatamente quantas, amplo pátio para recreação.
GESTÃO FINANCEIRA
MANTENEDORA: Município de Porto Alegre.
A escola recebe recursos do governo municipal, estes são
os únicos que mantêm a escola.
No ano passado a escola recebeu mais ou menos nove mil e oitoscentos
reais por trimestre. As condições da escola estão
ótimas.
A direção informou que a verba satisfaz em parte
o que a escola precisa, mas seria melhor se o governo enviasse mais verbas.
Por exemplo: a escola quando foi construída recebeu uma sala adaptada
para aulas de informática, mas até hoje os computadores
não vieram, e a sala esta sendo usada para aulas normais.
GESTÃO ADMINISTRATIVA
ELEIÇÕES:
Quando a escola começou a funcionar o município
mandou um diretor que foi escolhido pelo colegiado.
A direção que administra a escola foi eleita
por eleições diretas entre professores e alunos.
DIREÇÃO:
A escola é administrada por uma equipe diretiva composta
por diretor, vice-diretor, supervisores e orientadores.
LEGISLAÇÃO:
A legislação que rege a escola são as
diretrizes básicas do município.
REGIMENTO:
Quando a escola começou suas atividades o município
enviou o regimento padrão que eles deveriam seguir, e depois formar
um novo regimento adequando as condições da escola com o
modelo fornecido por eles.
A direção esta preparando um novo regimento,
o processo de elaboração é muito lento, mas eles acreditam
que até o final deste ano ele esteja pronto.
A participação dos professores, alunos e comunidade
na formação desse novo regimento é muito importante
e nesta escola ela existe com muito vigor.
DEPARTAMENTOS:
A escola possui os departamentos: SSE, SOE, e ainda existe
um Grupo de Apoio aos alunos que possuem dificuldades nas matérias.
PROFESSORES:
A participação dos professores é bastante
grande. Eles participam de todas as discussões que a equipe diretiva
propõem.
A grande maioria dos professores da escola possuem curso de
licenciatura plena na sua área. A escola propícia a
eles boas condições de trabalho,quanto aos cursos oferecidos
aos professores, o município ajuda, oferecendo os cursos com preços
mais baixos.
No que se refere ao salário sabemos que os professores
municipais são “bem pagos”, isto se referindo ao governo estadual,
mas poderiam receber um pouco mais, perguntei se estão satisfeitos,
muitos dizem que estão satisfeitos em parte.
COMUNIDADE:
A comunidade que lutou para conseguir a escola participa
pouco nas decisões, um fato bem interessante, pois eles são
os que mais precisam da escola, mas a comunidade do Jardim Urubatã,
onde a escola esta localizada e é uma comunidade de classe
média à classe média alta, participa de todas as discussões
e atividades que a escola oferece.
CONSELHO ESCOLAR:
O conselho é bastante atuante, inclusive na época
que estive lá para pegar os dados estavam acontecendo eleições
para o novo conselho.
GRÊMIO ESTUDANTIL:
Como a escola é nova, apenas no ínicio deste
ano foi criado o grêmio. Eles estão participando bastante,
fizeram campanha de arrecadação de livros, criaram uma rádio
no recreio, e possuem outras idéias para propor aos estudantes.
ORGANIZAÇÃO NO ENSINO
TEORIA EDUCACIONAL:
Nesta escola a teoria educacional é uma mescla de várias
teorias. Eles educam conforme as teorias de Piaget, Paulo Freire e Lev
Vygostky.
No ínicio, quando a escola foi criada usava-se apenas
o metódo construtivista, mas hoje tudo que eles consideram bom para
a educação eles utilizam.
FILOSOFIA DA ESCOLA:
Não possui uma filosofia de ensino.
CURRÍCULO:
A escola usa o currículo por atividade.
CARGA HORÁRIA:
800 horas/aula e 200 dias letivos.
MÉDIA:
A escola utiliza somente conceitos.
RECUPERAÇÃO:
Já estão utilizando a recuperação
preventiva, que é feita em horários extra-classe nas turmas
de reforço,é para isto que existe o grupo de apoio que auxília
aos alunos que estão com problemas no aprendizado.
A direção acredita que este tipo de recuperação
melhorará o índice de aprovação.
APROVAÇÃO - REPROVAÇÃO - EVASÃO
:
A escola não forneceu índices, mas garantiu
que a aprovação é alta, e quase nem existe evasão
e reprovação. Fazendo uma comparação de quando
iniciou a escola até os dias de hoje a evasão diminuíu
bastante, pois existe um processo de conscientização
na escola junto aos alunos e a comunidade de que não devem desperdiçar
o ensino que lhes é oferecido.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é feita com provas, trabalhos,
tudo isto fica a critério do professor.
ENSINO RELIGIOSO:
A escola não tem aulas de religião, pois
a SMED esta fazendo uma pesquisa junto aos órgãos religiosos
para ver se eles desejam ensinar como cultura geral suas religiões
aos alunos.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
Esta disicplina é oferecida aos alunos de primeira
a quarta série, conforme parecer. É ainda oferecida dentro
desta disciplina música e teatro aos alunos.
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA:
A escola possui um centro de línguas. Neste centro
é ensinado inglês, espanhol e francês. Os alunos de
da quinta série à oitava podem optar por uma língua
e será avaliado normalmente, e se desejar aprender outra língua
pode escolher, mas não será avaliado, servirá somente
de cultura. o centro de línguas também pode ser utilizado
pela comunidade, gratuitamente. Os professores nada recebem por isto, pois
estas aulas estão dentro da carga horária deles.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Todas as séries fazem educação física
e são avaliados por isto.
???. ANÁLISE DE DADOS
???.? CONEXÃO COM OS ARTIGOS DA LDB
Os artigos que se referem à organização
da educação nacional são muito bem interpretados e
aplicados nas duas instituições de ensino que pesquisei.
Art. 24, a carga horária de oitoscentas horas, distribuídas
em no mínimo duzentos dias letivos de trabalho escolar é
aplicada nas duas escolas.
Art. 32 refere-se ao ensino por ciclos , na escola estadual
nem se fala em usar ciclos, mas na escola municipal a idéia é
mudar logo para ciclos, pois a SMED está pressionando para
que isto aconteça.
Art. 33 Ensino religioso, na escola municipal não é
oferecido ainda, pois a SMED esta buscando junto às entidades religiosas
uma ajuda, e talvez a solução para que esta disciplina seja
oferecida, por estas entidades sem prejuísos para o município.
Na escola estadual ela é oferecida, normalmente.
Art. 34 Este artigo é aplicado nas duas escolas
Art. 36 A lígua estrangeira moderna é disciplina
obrigatória e é dada tanto no município quanto no
estado, apesar de o município oferecer mais de um idioma e ainda
ofercer à comunidade gratuítamente, sendo que os alunos podem
fazer opção e até escolher mais de um idioma.
No título VI que se refere aos profissionais da educação
é um dos únicos títulos que é pouco, e as vezes
nem é utilizado, não por causa das instituições,
mas sim pelos governantes, que não valorizam os profissionais do
ensino. Sabemos que estes profissionais estão cada vez mais desvalorizados,
recebendo cada vez menos e perdendo os direitos que adquiririram tempos
atrás.
QUADRO COMPARATIVO - ASPECTOS MAIS IMPORTANTES
Anísio Teixeira
escola municipal Odila Gay da Fonseca
escola estadual
aspectos físicos ótima escola, prédios em excelentes
condições de conservação, a limpeza é
impressionante escola sucateada, suja, prédios precisando de pintura,
vidros quebrados
recuperação preventiva preventiva
carga horária 800 h/a e 200 dias letivos 800 h/a e
200 dias letivos
média são atribuídas notas, minímo 50
são atribuídos conceitos
A, B, C, D, E
ensino religioso não possuí possuí da 1ªa
4ªsérie
educação artística teatro, música e
artes, 1ª a 4ªsérie artes gerais 4ª, 5ª,
6ª e primeiro ano do 2º grau
professores recebem um salário bom, mas ainda reclamam, possuem
boas condições de trabalho, grande poder
de participação recebem pouco, não possuem
boas condições de trabalho, participam das decisões.
língua estrangeira centro de idiomas, oferece inglês,
francês e espanhol, não somente para os alunos, mas para a
comunidade também oferece somente o inglês por não
ter condições de oferecer outro idoma.