UNIVERSIDADE FEDERAL
DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
DO ENSINO
CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
André Morrone
André
Claúdia Gaya
Luciane Leizer
I. INTRODUÇÃO
Até
bem pouco tempo – década de 70 – a Educação Física
ainda era voltada para o desempenho técnico e físico do aluno.
Somente na década passada começou-se a questionar seu papel
e sua dimensão política. É, portanto, muito recente
o atual discurso, voltado para a cultura corporal que considera, além
dos aspectos fisiológicos e técnicos, os aspectos culturais,
sociais, políticos e afetivos, presentes no corpo vivo, isto é,
no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais
e como cidadãos.
Outros
fatores como o reconhecimento tardio da obrigatoriedade da Educação
Física e o preconceito com relação a uma atividade
" não intelectual ", fazem que, como é afirmado nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, esta disciplina ainda seja tratada como " marginal
". Isto manifesta-se, por exemplo, no momento de planejamento, discussão
e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação
Física é integrada. Muitas vezes o professor acaba por se
convencer da " pequena importância " de seu trabalho, distanciando-se
da equipe pedagógica, trabalhando isoladamente.
Ao iniciarmos
este trabalho tínhamos em mente o abandono pedagógico no
qual a EFI está submersa. Com freqüência, nos deparamos
com situações de total incoerência com relação
ao papel que se propõe a Educação Física escolar.
Este quadro, testemunhado por nós através de nossas experiências
nas cadeiras de prática de ensino, estágios, observações
e discussões acadêmicas, levou-nos a alguns questionamentos:
qual o conteúdo de Educação Física que é
ministrado no ensino fundamental? Quem o determina? Quais os critérios
utilizados para o planejamento de um programa de conteúdos? Existiria
um padrão, um programa mínimo obrigatório?
Estes foram
os questionamentos que levaram-nos a estabelecer nossos objetivos para
este trabalho: verificar a existência de um programa mínimo
de conteúdos para o ensino fundamental e determinar como vem sendo
feito o planejamento dos conteúdos de Educação Física
na escola.
II. PROCEDIMENTOS
Para atingir
nossos objetivos seguimos os seguintes passos:
-
Visita a SEC com a intenção
de descobrir se havia alguma orientação oficial para o planejamento
dos conteúdos de Educação Física ;
-
Visita a(s) escola(s) para averiguar
se há alguma orientação da escola para o planejamento
dos conteúdos (entrevista informal com a direção),
como é feito e quem determina o conteúdo programático
(entrevista informal com professores de EFI) e, na prática, se este
é aplicado (entrevista informal com alunos);
-
Obtenção do programa
de conteúdos da(s) escola(a) visitada(s).
-
ANEXOS
Na visita
realizada na SEC obtivemos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª
a 4ª série) para a Educação Física, documento
elaborado pelo MEC/sef,1997. Abaixo apresentamos estes conteúdos
e os critérios utilizados para sua elaboração:
CONTEÚDOS MÍNIMOS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS
Os conteúdos
de Educação Física segundo os parâmetros curriculares
nacionais obedecem aos seguintes critérios:
Práticas
da cultura corporal com presença marcante na sociedade brasileira.
-
CARACTERÍSTICAS DOS
ALUNOS;
Considera as diferenças
entre regiões, cidades e localidades brasileiras, e as características
individuais de cada aluno.
-
CARACTERÍSTICAS DA
PRÓPRIA ÁREA;
Os conteúdos são
um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm
sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela
Educação Física.
Os conteúdos
estão organizados em três blocos de forma a evidenciar quais
são os objetos de ensino e aprendizagem que estão sendo priorizados.
É tarefa do professor distribuir os conteúdos a serem trabalhados
de maneira equilibrada e adequada. Esta proposta não é uma
estrutura estática ou inflexível.
No documento
de apoio para este trabalho são especificados apenas os conteúdos
dos dois primeiros ciclos, mas os três blocos de organização
servirão para o desenvolvimento dos conteúdos de todo ensino
fundamental.
Apresentação
dos blocos de conteúdo:
Esportes, jogos, lutas
e ginásticas
|
Atividades rítmicas
e expressivas
|
Conhecimento sobre
o corpo
|
CONHECIMENTO
SOBRE O CORPO
Abordam-se conhecimentos básicos
anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos.
Também fazem parte deste bloco os conhecimentos sobre os hábitos
posturais e atitudes corporais.
Segundo os parâmetros
curriculares nacionais este bloco diz respeito aos conhecimentos e conquistas
individuais que subsidiam as práticas corporais expressas nos outros
dois blocos e dão recursos para o indivíduo gerenciar sua
atividade corporal de forma autônoma.
ESPORTES, JOGOS,
LUTAS E GINÁSTICAS
A lista a seguir contempla uma
parcela de possibilidades e pode ser ampliada ou reduzida:
-
Jogos pré-desportivos:
queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos
do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol-rebatida-drible, bobinho,
dois toques);
-
Jogos populares: bocha, malha,
taco, boliche;
-
Brincadeiras: amarelinha, pular
corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas,
lenço-atrás, corre-cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelho-sai-da-toca,
duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de rolimã,
cabo-de-guerra, etc.;
-
Atletismo: corridas de velocidade,
de resistência, com obstáculos, de revesamento; saltos em
distância, em altura, triplo, com vara; arremessos de peso, de martelo,
de dardo e de disco;
-
Esportes coletivos: futebol de
campo, futsal, vôlei, vôlei de praia, handebol, futvôlei,
etc.;
-
Esportes com bastões e
raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo, pingue-pongue;
-
Esportes sobre rodas: hóquei,
hóquei in-line, ciclismo;
-
Lutas: judô, capoeira,
caratê;
-
Ginásticas: de manutenção
de saúde (aeróbica e musculação); de preparação
e aperfeiçoamento para dança, de preparação
e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; olímpica
e rítmica desportiva.
ATIVIDADES RÍTMICAS
E EXPRESSIVAS
A lista a seguir é uma
sugestão de danças e outras atividades rítmicas e/ou
expressivas que podem ser abordadas e deverão ser adaptadas a cada
contexto:
-
Danças brasileiras: samba,
baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu-boi, maracatu,
xaxado, etc.;
-
Danças urbanas: rap, funk,
break, pagode, danças de salão;
-
Danças eruditas: clássicas,
modernas, contemporâneas, jazz;
-
Danças e coreografias
associadas a manifestações musicais: blocos de afoxé,
olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba;
-
Lengalengas;
-
Brincadeiras de roda, cirandas;
-
Escravos de jó.
DADOS GERAIS DAS ESCOLAS
1) Escola Estadual
de 1 grau Professores Langendonck
-
TURNOS: Manhã,
tarde e noite
-
HORÁRIO: 7hs45min.
Às 12hs; 13hs às 17hs; 19hs15min. Às 23hs
-
RECURSOS UTILIZADOS: Conversa
informal com uma das professoras de Educação física,
entrevista com os alunos, obtenção do programa de conteúdos
de 1° a 8° série.
-
ESPAÇO FÍSICO:
Duas quadras de cimento (poliesportivas), pátio livre e sala de
educação física.
PROGRAMA DE CONTEÚDOS
DA ESCOLA LANGENDONCK
4ª SÉRIE
E 5ª SÉRIE
GINÁSTICA BÁSICA
-
Alongamentos
-
Flexibilidade
-
Exercícios posturais
-
Exercícios localizados
VOLEIBOL
-
Toque
-
Manchete
-
Saque
-
Regras gerais
FUTEBOL
-
Jogos recreativos
-
Jogos desportivos (torneios)
-
Regras
-
Chutes, passes, dribles (fundamentos)
ATLETISMO
-
Corrida de velocidade e resistência
-
Caminhadas longas e curtas
PESQUISAS
RECREAÇÃO
6ª SÉRIE
e 7ª SÉRIE
GINÁSTICA GERAL
-
Alongamentos
-
Flexibilidade
-
Exercícios posturais
-
Exercícios localizados
VOLEIBOL
-
Toque
-
Manchete
-
Saque
-
Regras gerais
-
Bloqueio
-
Sistemas de jogo
FUTEBOL
-
Jogos recreativos
-
Jogos desportivos (torneios)
-
Regras
-
Chutes, passes, dribles (fundamentos)
ATLETISMO
-
Corrida de velocidade e resistência
-
Caminhadas longas e curtas
PESQUISAS
FILMES, JOGOS INTELECTUAIS
E SENSORIAIS
RECREAÇÃO
1) Escola Estadual de 1º
grau Dr. José Carlos Ferreira
TURNOS: manhã,
tarde e supletivo à noite.
HORÁRIO: 7h
e 30 min. Às 12h e 13h e 30 min. ás 17h
RECURSOS: obtenção
do programa de conteúdos da escola.
ESPAÇO FÍSICO:
uma área fechada e outra aberta. Não existe quadra e
muito menos demarcação.
PROGRAMA DE CONTEÚDOS
DA ESCOLA DR. JOSÉ CARLOS FERREIRA
As séries iniciais
não possuem currículo, mas há um conteúdo básico
que tem que ser trabalhado:
-
Esquema corporal (conhecimento,
reconhecimento, transcrição, figuração, representação,
projeção do corpo no espaço, imitação
de postura, propriocepção, relaxamento, respiração);
-
Motricidade ampla (tônus,
equilíbrio, coordenação, lateralidade, dominância
lateral, freio inibitório);
-
Motricidade fina (manual digital,
ocular, lingual, labial, pedal);
-
Percepção (espacial,
temporal, espaço-tempo, análise-síntese, figura a
fundo, sensoriais);
-
Linguagem e pensamento (interiorização,
compreensão, expressão, dinâmica articular)
-
Expressão corporal.
5ª SÉRIE
VOLEIBOL
-
Toque de bola simples e combinado
-
Defesa baixa
-
Saque baixo
-
Jogo pré-desportivo e
desportivo
-
Sistema de jogo 6x0 – rodízio
-
Regras básicas de voleibol
-
Torneios inter-séries
HANDEBOL
-
Passes
-
Dribles
-
Sistema de ataque e defesa
-
Arremessos parado e em deslocamento
-
Sistema de jogo 6x0
-
Jogo pré-desportivo e
desportivo
GINÁSTICA OLÍMPICA
DE SOLO
-
Rolamento para frente e para
trás (cambalhota)
-
Parada de mão (plantar
bananeira) com apoio
-
Roda (estrelinha)
GINÁSTICA FORMATIVA
-
Exercícios de flexibilidade,
de destreza, de agilidade, de coordenação, vozes de comando
específicas para formação.
RECREAÇÃO
-
Jogos de salão
-
Jogos sensoriais
-
Mini-competição
GINÁSTICA RÍTMICA
ATLETISMO
-
Salto em altura (estilo tesoura)
6ª SÉRIE
GINÁSTICA FORMATIVA
-
Trabalho generalizado com bolas
-
Manejo de elementos
SOLO
-
Cambalhotas e suas variações
-
Parada de três apoios de
mão, rosa ou estrela, balança lateral
-
Espacato
-
Ponte
VOLEIBOL
-
Toque, manchete, rotação
simples, regras e saque
-
Exercícios formativos
-
Exercícios de deslocamento
com bola e sem bola
-
Grande jogo aplicando os sistemas
-
Sistemas 6x0, 4x2, 5x1
GINÁTICA GERAL COM
E SEM ELEMENTOS
-
Ginástica formativa
-
Circuito escolar
HANDEBOL
-
Teórico
-
Prático
-
Regras fundamentais
-
Jogo dirigido
EXERCÍCIOS NATURAIS
-
Manejo de elementos e destreza
em aparelhos
-
Exercícios construídos
-
Exercícios naturais, de
preferência as formas básicas, promárias, expressadas
em forma de problemas, interpretação e execução
de atividades rítimicas
-
Atividades relacionadas com espaço
e tempo
JOGOS
-
Jogos apresentados em organização
seletiva, dando ênfase e determinados jogos
BASQUETE
-
Teórico
-
Prático
-
Regras fundamentais
7ª SÉRIE
-
Ginástica com elementos
-
Ginástica sem elementos
-
Solo (rolo, cambalhotas, parada
de mão e cabeça)
-
Voleibol
-
Handebol
-
Basquetebol
-
Estruturas rítmicas –
ginástica feminina moderna e dança moderna
-
Circuito escolar
-
Futebol de salão
8ª SÉRIE
-
Ginástica com elementos
-
Ginástica sem elementos
-
Solo (rolo, cambalhotas, parada
com apoio)
-
Voleibol
-
Handebol
-
Basquetebol
-
Estruturas rítmicas –
dança moderna
-
Circuito escolar
-
Futebol de salão
-
CONCLUSÃO
O documento Parâmetros
Curriculares Nacionais é um bom subsídio para ser utilizado
pelas escolas no planejamento dos seus conteúdos para a Educação
Física. Porém ele mesmo se apresenta como uma sugestão
que deve ser adaptada a realidade de cada local e de cada escola .
O que nos parece mais urgente
é que esteja bem claro, para os profissionais educadores, quais
os critérios que deverão ser utilizados ao planejar estes
conteúdos. Quanto a isto, parece-nos fundamental salientar alguns
destes:
-
Os alunos tem o direito de desenvolver
suas potencialidades de forma democrática e não seletiva;
-
Os processos de ensino e aprendizagem
devem considerar as características dos alunos em todas as suas
dimensões ( cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética,
de relação interpessoal e inserção social ).
-
O aluno deve aprender, para além
das técnicas de execução, a discutir regras e estratégias,
apreciá-los criticamente, analisá-los estéticamente,
avaliá-los éticamente, ressignificá-los e recriá-los.
Não poderíamos
terminar este trabalho sem nos referirmos a importância de que o
conteúdo programático de Educação Física
seja elaborado em conjunto com a equipe pedagógica da escola. A
Educação Física não pode mais ficar a margem
das estruturas escolares. Para atingir os objetivos a que se propõe
ela necessita andar junto com a escola e com a comunidade em que está
inserida.
-
BIBLIOGRAFIA
PARÂMETROS CURRÍCULARES
NACIONAIS : Educação Física
/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:
MEC /SEF, 1997.