UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO
  
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
 
André Morrone
André
Claúdia Gaya
Luciane Leizer

 
I. INTRODUÇÃO

 

    Até bem pouco tempo – década de 70 – a Educação Física ainda era voltada para o desempenho técnico e físico do aluno. Somente na década passada começou-se a questionar seu papel e sua dimensão política. É, portanto, muito recente o atual discurso, voltado para a cultura corporal que considera, além dos aspectos fisiológicos e técnicos, os aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.

    Outros fatores como o reconhecimento tardio da obrigatoriedade da Educação Física e o preconceito com relação a uma atividade " não intelectual ", fazem que, como é afirmado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, esta disciplina ainda seja tratada como " marginal ". Isto manifesta-se, por exemplo, no momento de planejamento, discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação Física é integrada. Muitas vezes o professor acaba por se convencer da " pequena importância " de seu trabalho, distanciando-se da equipe pedagógica, trabalhando isoladamente.

    Ao iniciarmos este trabalho tínhamos em mente o abandono pedagógico no qual a EFI está submersa. Com freqüência, nos deparamos com situações de total incoerência com relação ao papel que se propõe a Educação Física escolar. Este quadro, testemunhado por nós através de nossas experiências nas cadeiras de prática de ensino, estágios, observações e discussões acadêmicas, levou-nos a alguns questionamentos: qual o conteúdo de Educação Física que é ministrado no ensino fundamental? Quem o determina? Quais os critérios utilizados para o planejamento de um programa de conteúdos? Existiria um padrão, um programa mínimo obrigatório?

    Estes foram os questionamentos que levaram-nos a estabelecer nossos objetivos para este trabalho: verificar a existência de um programa mínimo de conteúdos para o ensino fundamental e determinar como vem sendo feito o planejamento dos conteúdos de Educação Física na escola.

 

II. PROCEDIMENTOS

 

    Para atingir nossos objetivos seguimos os seguintes passos:
 

 
  1. ANEXOS
 
    Na visita realizada na SEC obtivemos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) para a Educação Física, documento elaborado pelo MEC/sef,1997. Abaixo apresentamos estes conteúdos e os critérios utilizados para sua elaboração:
 
CONTEÚDOS MÍNIMOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

 

    Os conteúdos de Educação Física segundo os parâmetros curriculares nacionais obedecem aos seguintes critérios:

 

    Práticas da cultura corporal com presença marcante na sociedade brasileira.

 

Considera as diferenças entre regiões, cidades e localidades brasileiras, e as características individuais de cada aluno. Os conteúdos são um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela Educação Física.

 

    Os conteúdos estão organizados em três blocos de forma a evidenciar quais são os objetos de ensino e aprendizagem que estão sendo priorizados. É tarefa do professor distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada. Esta proposta não é uma estrutura estática ou inflexível.

    No documento de apoio para este trabalho são especificados apenas os conteúdos dos dois primeiros ciclos, mas os três blocos de organização servirão para o desenvolvimento dos conteúdos de todo ensino fundamental.

 

Apresentação dos blocos de conteúdo:

Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Atividades rítmicas e expressivas
Conhecimento sobre o corpo
 

 

CONHECIMENTO SOBRE O CORPO

 

Abordam-se conhecimentos básicos anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos. Também fazem parte deste bloco os conhecimentos sobre os hábitos posturais e atitudes corporais.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais este bloco diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais expressas nos outros dois blocos e dão recursos para o indivíduo gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma.

 
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
 
A lista a seguir contempla uma parcela de possibilidades e pode ser ampliada ou reduzida:
 
 
 
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
 
A lista a seguir é uma sugestão de danças e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas e deverão ser adaptadas a cada contexto:

 

 
DADOS GERAIS DAS ESCOLAS

 

1) Escola Estadual de 1 grau Professores Langendonck

 

       

 

PROGRAMA DE CONTEÚDOS DA ESCOLA LANGENDONCK

 

4ª SÉRIE E 5ª SÉRIE
 
GINÁSTICA BÁSICA  

VOLEIBOL

 

FUTEBOL

 

ATLETISMO

 

PESQUISAS

 

RECREAÇÃO

 

 

6ª SÉRIE e 7ª SÉRIE
 
 
GINÁSTICA GERAL  

 

VOLEIBOL

 

FUTEBOL

 

ATLETISMO

 

PESQUISAS

 

FILMES, JOGOS INTELECTUAIS E SENSORIAIS

 

RECREAÇÃO

 

 

1) Escola Estadual de 1º grau Dr. José Carlos Ferreira

 

TURNOS: manhã, tarde e supletivo à noite.

 

HORÁRIO: 7h e 30 min. Às 12h e 13h e 30 min. ás 17h

RECURSOS: obtenção do programa de conteúdos da escola.

ESPAÇO FÍSICO: uma área fechada e outra aberta. Não existe quadra e muito menos demarcação.

 
 
 
PROGRAMA DE CONTEÚDOS DA ESCOLA DR. JOSÉ CARLOS FERREIRA
 

As séries iniciais não possuem currículo, mas há um conteúdo básico que tem que ser trabalhado:

    1. Esquema corporal (conhecimento, reconhecimento, transcrição, figuração, representação, projeção do corpo no espaço, imitação de postura, propriocepção, relaxamento, respiração);
    2. Motricidade ampla (tônus, equilíbrio, coordenação, lateralidade, dominância lateral, freio inibitório);
    3. Motricidade fina (manual digital, ocular, lingual, labial, pedal);
    4. Percepção (espacial, temporal, espaço-tempo, análise-síntese, figura a fundo, sensoriais);
    5. Linguagem e pensamento (interiorização, compreensão, expressão, dinâmica articular)
    6. Expressão corporal.
 

 

5ª SÉRIE
 

 

VOLEIBOL  

HANDEBOL

 

GINÁSTICA OLÍMPICA DE SOLO

 

 

GINÁSTICA FORMATIVA

 

RECREAÇÃO

 

GINÁSTICA RÍTMICA

 

ATLETISMO

 

 

6ª SÉRIE
 

 

GINÁSTICA FORMATIVA  

SOLO

 

VOLEIBOL

 

GINÁTICA GERAL COM E SEM ELEMENTOS

 

HANDEBOL

 

EXERCÍCIOS NATURAIS

 

JOGOS

 

BASQUETE

 

 

7ª SÉRIE

 

 

 

 

8ª SÉRIE
 
 
  1. CONCLUSÃO
 

O documento Parâmetros Curriculares Nacionais é um bom subsídio para ser utilizado pelas escolas no planejamento dos seus conteúdos para a Educação Física. Porém ele mesmo se apresenta como uma sugestão que deve ser adaptada a realidade de cada local e de cada escola .

O que nos parece mais urgente é que esteja bem claro, para os profissionais educadores, quais os critérios que deverão ser utilizados ao planejar estes conteúdos. Quanto a isto, parece-nos fundamental salientar alguns destes:

Não poderíamos terminar este trabalho sem nos referirmos a importância de que o conteúdo programático de Educação Física seja elaborado em conjunto com a equipe pedagógica da escola. A Educação Física não pode mais ficar a margem das estruturas escolares. Para atingir os objetivos a que se propõe ela necessita andar junto com a escola e com a comunidade em que está inserida.

 

 

  1. BIBLIOGRAFIA
 

PARÂMETROS CURRÍCULARES NACIONAIS : Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1997.