Escola: ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU CANADÁ
Delegacia de Educação: 28ª D.E.
Localização: RS 040 - Km 15 - Passo do Vigário - Viamão - RS
Tipologia: Ensino Agrícola
Grau de ensino: 1º Grau - 1ª a 8ª série
Matrícula Geral: 299
Número de Professores: 39
Números de Especialistas: 02
Número de Professores Emergenciais: 07
Número de funcionários:
- Efetivos: 21
Cedidos da Prefeitura: 02
INTRODUÇÃO
O presente trabalho descreve a Escola Estadual de I Grau Canadá, uma escola que se diferencia das demais por sua prática agropecuária.
A Escola Estadual de 1º Grau Canadá possui regime de internato , semi-internato e externato, atendendo uma clientela, em sua maioria, de origem rural com uma faixa etária de 7 (sete) a 17 (dezessete) anos.
O atendimento é feito durante os 365 dias do ano, às 24 horas do dia.
No Currículo da Escola estão incluídas disciplinas do Núcleo Comum e a Parte Diversificada, que é formada pelas Unidades Educativas de Produção, onde o aluno desenvolve atividades teórico-práticas e, através do “Aprender Fazendo” busca a auto-suficiência na manutenção dos projetos agropecuários que são propostos nos diversos setores.
Os dados aqui contidos foram coletados a partir da minha
vivência diária dentro da escola como professora e membro
da comunidade, observações dos setores, entrevistas com a
vice diretora e com a orientadora da escola e pesquisa ao plano global
da escola.
HISTÓRICO
A Escola Estadual de 1º Grau Canadá, fundada em 06
de maio de 1957,está localizada no Passo do Vigário, município
de Viamão, Km 15 da estrada que liga Viamão/Cidreira.
É uma escola que mantém o ensino agrícola
como bandeira e cuja fundamentação, em sua ação
educativa, baseia-se, principalmente, na valorização do homem
rurícola e da terra, na sua fixação ao campo, na melhoria
das condições de produtividade de solo, na diversificação
de atividades na pequena propriedade rural, incentivo à experimentação,
preservação dos recursos naturais, na adequada utilização
de uma agropecuária biológica e na preservação
e expansão do patrimônio cultural próprio do meio rural.
Para tanto, está estruturada para receber alunos externos - de 1º a 4º série, e em regime de internato e semi-internato - 5º a 8º série, clientela esta que, coerentemente com a filosofia da escola, é oriunda do meio rural - filhos de pequenos agricultores, ou os que são vocacionados para este tipo de atividade.
No currículo que a escola oferece, estão incluídas as disciplinas obrigatórias do Núcleo Comum, e a Parte Diversificada é formada pelas Unidades Educativas de Produção, onde o aluno desenvolve atividades teórico-práticas e, através do “aprender-fazendo”, busca a auto-suficiência na manutenção dos projetos agropecuários que são propostos nos diversos setores, o abastecimento do internato e, com isso, o barateamento do custo/aluno.
A escola funciona 24 horas do dia, nos 365 dias do ano. Para isto, está montada toda uma estrutura de atendimento, que vai desde o estudo noturno, onde os alunos internos, com o acompanhamento de professores, são orientados em suas tarefas escolares e os cuidados dispensados por vigilantes e professores que residem na própria escola, durante a noite, até plantões de professores e alunos, em feriados, fins-de-semana e férias, pois as atividades agropecuárias não podem sofrer solução de continuidade.
O dia-a-dia gira em torno dos alunos. Eles são a mola-propulsora de todas as atividades, passando pela limpeza e organização das dependência da escola, até plantios e colheitas, trato com animais e abates, transformação de produtos oriundos dos setores, tais como o leite, frutas e hortaliças, a confecção de pães e biscoitos e a comercialização de excedentes.
As Unidades Educativas de Produção visam proporcionar condições de ensino-aprendizagem, através de projetos diversificados que assegurem a vivência teórico-prática de atividades inerentes ao setor primário da economia.
Para viabilizar esta proposta, a escola oferece um leque de setores que funcionam como uma pequena propriedade rural e que são atendidos pelos alunos, por série, divididos em grupos. Assim, a 5º série desenvolve projetos de Jardinocultura e Compostagem, onde mantém a organização e conservação de parques e jardins e cultivam folhagens em viveiros, para ornamentação das dependências da escola e comercialização. Esta atividade está intimamente integrada com o setor de artesanato, pela confecção de vasos de cerâmica, e com o projeto de vermicompostagem, onde todo o “lixo” da escola é reaproveitado para a obtenção de adubo orgânico, utilizando a minhoca como aceleradora do processo de compostagem e beneficiadora das propriedades do solo. A 5ª série atende ainda os setores de Cunicultura e Avicultura, nos quais é obtida a carne de coelho e de frango, além do projeto de criação semi-intensiva de galinha caipira, patos e marrecos.
Na 6ª série a olericultura é desenvolvida de forma a abastecer o internato com hortaliças e subsidiar o setor de Indústrias Rurais na fabricação de conservas. Atende também à escola na confecção de pães, bolos e biscoitos.
À 5ª e 6ª séries são oferecidas condições de desenvolverem a criatividade e habilidade motora através do desenho e do artesanato.
Os alunos de 7ª séries atuam junto aos setores de Silvi-Fruticultura, onde são cultivadas plantas nativas, ornamentais e frutíferas, o que implica vivenciarem desde a propagação até os tratos culturais necessários ao controle biológico de pragas e doenças. Estes setores têm como objetivo maior fornecer frutas para o internato e fabricação de doces, geléias e schimiers, o florestamento de áreas não agricultáveis e o aumento de floradas, beneficiando a produção de mel.
O setor de Indústrias Rurais, visa a aprendizagem teórico-prática da fabricação de derivados do leite, doces diversos, schimiers e geléias, conservas, embutidos e outros, que são consumidos pelos alunos e o excedente comercializado.
A suinocultura da escola é obtida como um dos setores prioritários por ser bastante rentável na produção de carne e embutidos, onde os alunos atuam como verdadeiros criadores desde o nascimento até o abate dos animais.
O barateamento dos insumos necessários para a manutenção dos animais é realizado, também, através do cultivo de forrageiras que, em pastoreios ou através de silagens, são-lhes oferecidas como suplemento alimentar. Estas e outras culturas, tais como milho, batata doce, aipim, abóbora, vão minimizar o custo/aluno, são produzidas pela 8ª série dentro das atividades teórico práticas do setor de Culturas Regionais, dando ênfase à preservação do solo e ao controle biológico de pragas e doenças.
Concomitantemente, a 8ª série responsável pelo plantel de gado leiteiro que mantém a escola no que diz respeito ao consumo de leite e supre o setor de indústrias rurais, com matéria prima para a confecção dos produtos derivados dele.
Esta preocupação constante por parte da escola em
manter integração harmônica entre diversas atividades
agropecuárias não é vã, pois está comprovado
que dela advém um barateamento significativo ao custo de produção
sob todos os aspectos.
“Dentro da nossa filosofia, buscamos oferecer uma perspectiva de educação
para os filhos daquele que menos reclama, menos reivindica, menos assistência
possui, mas é, ainda, aquele que mais acredita e que mais trabalha
- o nosso HOMEM DO CAMPO”.
FILOSOFIA DA ESCOLA
- A valorização do homem e da terra;
- A fixação do homem à zona rural, preservando os valores de origem;
- A melhoria das condições de produtividade da propriedade e do nível de bem-estar do homem;
- Aproveitamento de produtos e subprodutos e na conservação, comercialização e transformação de excedentes;
- O incentivo à pesquisa;
- A preservação dos recursos naturais renováveis;
- A adequada utilização de uma agropecuária biológica;
- A preservação e expansão do patrimônio
cultural próprio do meio rural.
- OBJETIVOS GERAIS
- Da Escola
- Oportunizar ao aluno situações prática
de ensino, no Setor Primário da Economia, através de elaboração
de projetos que adotem o método científico e da experimentação,
com vista à auto-sustentação de pequenas e médias
propriedades rurais;
- Oportunizar ao aluno situações para o desenvolvimento do espírito de criticidade e da habilidade de estabelecer julgamento para que saiba avaliar a importância e o grau de desenvolvimento das diferentes etapas do seu trabalho;
- Promover situações de ensino-aprendizagem que capacitem a inserção profissional do aluno comprometido com o meio social que o cerca;
- Oportunizar situações que desenvolvam a compreensão de posicionamento social favorável ao progresso e à implementação do setor primário;
- Aliar os conhecimentos teóricos e experimentação à conscientização, permitindo ao aluno que a sua atuação seja a de comprometimento com a terra e coma valorização de tudo o que com ela se relacione;
- Conciliar o saber e o fazer para que se possa obter uma produção que atenda às qualidades necessárias para o consumo imediato, comercialização e transformação;
- Despertar o gosto pela vida rural e criar bases de compreensão e receptividade do processo agropecuário, proporcionando ao aluno meios que facilitem sua participação no crescimento econômico;
- Oportunizar ao aluno uma visão real de uma propriedade agrícola, permitindo a utilização dos recursos disponíveis para a obtenção de melhores resultados;
- Promover o trabalho dos alunos na agropecuária como sinônimos de estudo e de bem-estar geral, contribuindo com sua produção para redução dos custos do economato;
- Atuar como Centro de Desnvolvimento Rural, apoiando as atividades de educação comunitária e básica, colaborando para o crescimento da agropecuária local e regional;
- Prestar cooperação técnica ao ensino agrícola
em nível de Ensino de 1º Grau dos Sistemas Estadual, Municipal
e Particular;
- Do Ensino de 1º e 2º Graus:
Art 1º - O Ensino de 1º e 2º Graus tem por
objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária
ao desnvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização,
preparação para o trabalho e para o exercício consciente
da cidadania.
- Do Núcleo Comum:
Integrar os componentes curriculares visando o equilíbrio
entre as experiências concretas e conhecimentos sistemáticos.
- Da disciplina:
Desenvolver objetivos essenciais de forma sistemática
, de acordo com a realidade escolar, integrá-los com as demais disciplinas,
visando o processo ensino-aprendizagem, num ambiente de preparo para o
trabalho na área primária.
- Das Séries:
Proporcionar ao aluno opções de forma gradativa
que atendam as diferenças individuais e que permitam situações
de aprendizagem direcionadas para a área primária.
Condições físicas da escola
A escola possui:
-dois pavilhões antigos, de madeira, onde funcionam a
secretaria, setor de pessoal (RH), direção, sala dos professores,
biblioteca e sala da área técnica.
-um pavilhão de alvenaria, onde funcionam o centro dos professores, sala de recursos financeiros, sanitários, SSE, SOE, SEDIN, sala de vídeo, rouparia, cozinha, refeitório, caldeira e almoxarifado.
-prédio de alvenaria das salas de aula, onde funcionam de 1ª a 8ª séries, sanitários e sala de corte de cabelos e cuidados e prevenção da pediculose.
-prédio de alvenaria onde funcionam três dormitórios, uma sala de armários,sanitários, banheiros e enfermaria.
-um prédio datado de 1919, em processo de tombamento (antiga Escola de Engenharia da UFRGS), onde funciona atualmente como depósito e sala de jogos pedagógicos.
Possui instalações diversas e equipadas, onde são
desenvolvidas as aulas práticas da parte diversificada.
Relação com a comunidade
A comunidade é composta por pais de alunos, funcionários
e aposentados. A escola sempre que buscou, encontrou respaldo através
de reuniões, festas, e atividades extras, mantendo assim, um bom
nível de entrosamento.
Gestão
Direção: escolha democrática, tendo o diretor
eleito escolhido seus vices e aceitos pela comunidade.
Conselho Escolar: eleito pela comunidade.
CPM: eleito pelos pares.
Grêmio de Alunos: eleito pelos alunos.
Gestão financeira
Trimestralmente direto para a conta da escola na Caixa Econômica
Estadual.
Destino: Manutenção, material permanente, alimentação
dos alunos, ração para os animais, material de expediente,
material de limpeza, material de profilaxia, adubos, sementes, etc.
Recursos próprios: Indústria, Barzinho (R$ 1.500,00)
Total: R$ 25.000,00
O repasse trimestral não é suficiente para o bom
andamento da escola, pois dá-se prioridade para alunos, animais
e manutenção, deixando supérfulo a manutenção
de máquinas e implementos, e demais necessidades.
UNIDADES EDUCATIVAS DE PRODUÇÃO
5ª SÉRIE
U.E.P. JARDINOCULTURA
OBJETIVO GERAL: Valorizar a jardinocultura com atividades mental e física, resultando composição artística, através do cultivo de folhagens com fins ecológicos e lucrativos.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Conhecimentos teórico-práticos:
-alternativa de vida;
-manejo correto de ferramentas, utensílios, equipamentos;
-manutenção de qualidade de solo - ciclo vegetativo das
plantas - tratos culturais - espécies e variedades - aproveitamento
de excedentes;
-lixo orgânico = adubo orgânico - minhoca como aceleradora
do processo beneficiador do solo.
PRODUTO/DESTINO
Vasos com folhagens; embelezamento da escola; comercialização;
composto orgânico; húmus; matéria orgânica para
outros setores da escola.
AVALIAÇÃO
Capacidade de exercer atividade técnica conscientemente (mudas,
plantio, tratos culturais, obtenção de adubo orgânico.
U.E.P. CUNICULTURA
OBJETIVO GERAL: Busca da criação de um sistema eficiente
de criação de
coelhos em regime de confinamento ou sistema intensivo.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Conhecimentos teórico-práticos;
-criação de coelhos;
-estímulo a criação residencial - melhoria da
alimentação;
-recursos técnicos - adequação regional - máxima
produtividade - aproveitamento e redução de custos;
-internato - suprir e melhorar a qualidade e alimentação
do internato;
-baratear o custo/aluno.
PRODUTO/DESTINO
Carne de coelho; peles; esterco - para fornecer carne para o internato;
comercializar excedentes.
AVALIAÇÃO
Aluno com condições de analizar, discutir, concluir seu
próprio projeto.
U.E.P. VERMICOMPOSTAGEM
OBJETIVO GERAL: Compreender a importância da ação
do homem como agente de preservação do meio ambiente, através
da utilização racional e adequada de produtos orgânicos
que garantirão a vida da natureza.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
-Aprender o que é compostagem, húmus; importância
para o meio ambiente.
-Identificar benefícios do adubo orgânico.
-Saber a importância da vermicompostagem.
-Integrar ação educativa/U.E.P. jardinocultura.
-Aprender manejo - Eisenia phoetida.
-Saber importância da natureza para a vida.
-Mostrar que o húmus pode ser uma boa fonte de renda.
PRODUTO/DESTINO
Húmus - para atender U.E.P.s Agricultura.
AVALIAÇÃO
Aluno com capacidade de aplicar conhecimentos adquiridos, com eficácia.
6ª SÉRIE
U.E.P. OLERICULTURA
OBJETIVO GERAL: Valorizar a olericultura como meio de vida, produzindo organicamente, preservando a vida e o meio ambiente.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Conhecimento teórico-prático:
-olericultura como meio de vida;
-manejo de ferramentas e equipamentos;
-produção totalmente orgânica - sem produtos químicos;
-ciclo vegetativo das plantas - plantio de diversas hortaliças
- tratos culturais - busca de alta produtividade, barateando o custo/aluno.
PRODUTO/DESTINO
Plantas olerículas(alface,cenoura,beterraba, repolho, couve,
chicória, vagem, tomate, cebola, alho, berinjela, pimentão,etc.)
-para abastecer o internato;
-barateando o custo/aluno;
-comercializar excedente.
AVALIAÇÃO
Demonstrar capacidade de exercer atividades com um bom conhecimentos
técnico e consciente.
Inplementação de seu próprio projeto.
U.E.P. TRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS
OBJETIVO GERAL : Aprender a fabricar pães, biscoitos, cucas, broas, etc, de forma racional buscando a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Conhecimentos teórico-práticos:
-uso adequado de utensílios - receitas - quantidades - manejo
adequado;
-importância tanto para baratear o custo/aluno, como melhorar
a qualidade alimentar.
PRODUTO/DESTINO:
Pães (de aipim, caseiro, abóbora, torresmo,etc.), biscoitos,
broas, etc.
Abastecer o internato barateando custos.
Comercializar excedentes.
AVALIAÇÃO:
Demonstrar iniciativa, participação, consciência
da importância da sua ação.
U.E.P. HIGIENE, LIMPEZA E SAÚDE
OBJETIVO GERAL: Conhecimento de questões fundamentais relativas a higiene e limpeza e sua implicação na saúde.
Objetivo de aprendizagem
Conhecimentos teórico-práticos: -hábitos de higiene
e limpeza corporal e do ambiente;
-riscos de acidentes de trabalho: animais, equipamentos, açudes.
PRODUTOS/ DESTINO
Produzir condições ambientais e de sanidade.
Higienização- diversas dependências
AVALIAÇÃO
Demonstrar iniciativa, participação, consciência
da importância de sua ação.
7ª SÉRIE
U.E.P. INDÚSTRIAS RURAIS
OBJETIVO GERAL: Conhecimentos teórico-práticos na fabricação de produtos de origem animal e vegetal, bem como tansformação destes.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
Importância das Industrias Rurais.
Principais aspectos das instalações de uma indústria
rural.
LEITE - importância econômica na industrialização.
Fabricação: doce de leite, rapadura, queijo, iogurte,
schimier, conserva.
Diversificação visando melhor qualidade de alimentação
do internato - menor custo/aluno.
PRODUTO/DESTINO:
Doce de leite- rapadura- schimer- iogurte- queijo e conserva.
Consumo internato.
Comercialização do excedente.
AVALIAÇÃO
Será satisfatório se:
- demonstrar práticas diarias;
- itilizar o zelo pelo material;
- reconhecer a importância da transformação de
produtos.
U.E.P. SUINOCULTURA
OBJETIVO GERAL: Valorizar a suinocultura como meio de vida, através
de um sistema eficiente de criação.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Teoria e prática - manejo - alimentação - higiene
- controle de verminoses e doenças período de reprodução.
Produção da massa verde como suplemento alimentar - suíno.
Melhoria zootécnica dos rebanhos.
Produção de carne embutidos - tronsformação
do produto - menor custo alimentação internato.
PRODUTO/DESTINO
Carne - pele - morcela - lingüiça - embutidos.
Consumo internato.
Comercialização do excedente.
AVALIAÇÃO
Condições de analizar, discutir, concluir, implementar
seu próprio projeto.
U.E.P. FRUTICULTURA SILVICULTURA
OBJETIVO GERAL: Valorizar a fruticultura e silvicultura como um meio de vida, produzindo organicamente, preservando o meio ambiente e a vida.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Teoria e prática:
-instalação de pomar - topografia - tipo de solo - fertilidade
- nível pH - espaçamentos, etc.
-recuperação da fertilidade do solo - atividade biológica.
-preparar plantio - execução técnica.
-carência do solo - sintomas - correção.
-manutenção e organização de viveiros e
plantas florestais.
-reflorestar visando o equilíbrio ecológico.
-plantio de melíferas.
-tratos culturais.
-fórmulas caseiras - adubo orgânico - sólidos e
folhares.
-identificar pragas - doenças - controle biológico.
PRODUTO/DESTINO
Frutas variadas.
Consumo interno.
Essência florestais.
Plantas ornamentais.
AVALIAÇÃO
Condições de analizar, discutir, concluir, implementar
seu próprio projeto.
8ª SÉRIE
U.E.P. GADO LEITEIRO
OBJETIVO GERAL: Conhecer todo o desenvolvimento do projeto, valorizando-o como uma alternativa de vida.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:
Teoria e prática:
Manejo - alimentação - higiene - aplicações
de vacinas - inseminação artificial (profilaxia geral).
Ordenha - tratamento de leite.
Plantio de forrageiras.
Baratear custo/alimentação.
Humana e animal.
PRODUTO/DESTINO
Leite - consumo interno - Ind. Rurais.
Forrageiras - alimento para o setor de zootécnicos.
AVALIAÇÃO
Condições de:
Analisar, discutir, concluir.
Fazer seu próprio projeto.
U.E.P. AGRICULTURA
OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao educando conhecimento teórico-prático
inerente ao projeto.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM
Teoria e prática.
Atividades agrícolas diversificadas - tipos de solo - camadas.
Práticas de conservação - recuperação
- preparo do solo.
Cultura regional - cultivo.
Plantio forrageiras - plantio produtos agrícolas - menor custo.
PRODUTO/DESTINO
Abóbora, aipim, batata doce, milho, abastecimento interno forrageira.
Diversos setores da escola.
AVALIAÇÃO
Consciência da importância da agricultura.
Desenvolvimento prático no setor agrícola.
Tomada de decisões através dos seus próprios conhecimentos.
Legislação que rege
LDB, onde houve, e continua haver, constante debate, adaptando-se
a realidade ao que é exigido.
Tendo em vista a nova Lei de Ensino Nacional, há mudanças
no sistema de avaliação da escola, válidas para o
ano letivo de 1997, aprovadas pelo Conselho Escolar:
* A avaliação será bimestral (4 bimestres)
com a recuperação dos conteúdos dentro do próprio
bimestres, ou seja:
O aluno que não atingir 60% dos objetivos propostos no
bimestre realizará paralelamente ao bimestre estudos de recuperação
objetivando a melhoria da aprendizagem;
* O professor realizará trabalhos, revisão de conteúdos
e reaplicação dos instrumentos de avaliação
concluindo a avaliação bimestral;
* Para o aluno ser considerado aprovado deverá ter 75%
de freqüência no total de horas letivas e média 60 ou
240 pontos anuais em cada disciplina;
* A escola Não oferecerá estudos de Recuperação
Terapêutica ao final do ano letivo.
Os professores reunidos em Assembléia Geral, após estudos realizados com a coordenação pedagógica, normatizaram o trabalho com os alunos que não conseguiram atingir os objetivos propostos Bimestralmente proporcionando a estes atividades que visem a superação das dificuldades e consequentemente a efetivação da aprendizagem, oportunizando, assim, a melhoria do aproveitamento e rendimento que o promoverão a série subsequente.
Usarão estratégias didáticas:
- Leituras;
- Exercício de Fixação;
- Testes;
- Trabalhos;
- Pesquisas;
- Observação global do aluno. (atitudes, responsabilidade,
assiduidade, pontualidade ... )
Todas as estratégias, bem como as avaliações obtidas, serão registradas no caderno do professor.
À todos os nossos alunos será proporcionada condições para que estes melhorem o conhecimento e consequentemente o rendimento através de revisão de conteúdos e reaplicação de instrumentos de avaliação.
* Sempre antes do Conselho de Classe, o professor estará com as avaliações concluídas, inclusive com os alunos que apresentavam dificuladades.
Regimento interno
Consta de um documento onde estão contidas todas as normas e deveres da comunidade escolar.
É de pleno conhecimento de todos os segmentos e integralmente
cumprido.
Participação dos professores na escola
Os professores trabalham de forma conjunta, procurando, dentro do possível, realizar tarefas interdisciplinares.
As condições de trabalho dos professores são precárias, onde dispõe do mínimo de materiais didáticos devido a precariedade de recursos.
O salário é muito baixo, havendo até desestímulo
para que jovens ingressem na carreira do magistério.
SSE e SOE
Desenvolvem um trabalho conjunto, tendo como objetivo o bem comum
do aluno.
Proposta pedagógica
É discutida e enfatizada entre pais, professores e alunos,
sendo esta a meta principal de toda e qualquer ação
dentro da escola.
Quanto ao aluno
Número de Alunos (1997):
CURRÍCULO
1ª série 24 alunos
2ª série 14 alunos
3ª série 13 alunos
4ª série 11 alunos
TOTAL 62 alunos
5ª a 8ª SÉRIES
Alunos Internos Alunos Semi-internos
5ª série A/B 20 alunos 36 alunos
6ª série A/B 26 alunos
7ª série A/B 33 alunos 15 alunos
8ª série A/B 20 alunos 8 alunos
TOTAL 34 alunos
TOTAL GERAL: 254
alunos
Promoção:
O curso é desenvolvido através de séries onde a partir da 1ª o aluno já desenvolve atividades voltadas ao setor primário da economia, indo estas atividades num crescente até atingir a 5ª série.
Tanto na parte diversificada quanto no núcleo comum, o
aluno é promovido quando atinge o número de pontos necessários,
não havendo dependência.
Avaliação:
É realizada levando em consideração o aluno em sua individualidade. São apreciados os seguintes aspectos: prova, testes, trabalhos, participação, interesse,etc.
Em cada bimestre o aluno deverá alcançar 60 pontos
na média. Caso o aluno não atinja este percentual, será
propiciado aulas e avaliações de recuperação
no final do bimestre, visando a aprendizagem dos conteúdos não
atingidos.
Projeto de acompanhamento dos alunos com desempenho insatisfatório:
Durante o processo da aprendizagem no decorrer dos bimestres, os professores responsáveis pelas diferentes disciplinas, observam o desempenho de cada aluno e registram as dificuldades.
A retomada dos objetivos não atingidos é feito de forma imediata, evitando o acúmulo para não dificultar o aprendizado.
O procedimento do professor é acompanhado pelo Serviço de Supervisão Escolar, auxiliado na escolha dos instrumentos que possibilitem a melhoria do aproveitamento escolar.
No decorrer do processo o professor utiliza diferentes instrumentos,
priorizando a seleção daqueles cujo resultado positivo seja
imediato, seguro possibilitando o encadeamento dos demais e a compeensão
na seqüência dos conteúdos.
Carga horária
Dias letivos: 200 dias
Currículo: 800 horas/aula
5ª a 8ª série : 800 horas/aula - núcleo
comum e 800 horas/aula - parte diversificada.
Índice de evasão e repetência (1996)
RENDIMENTO FINAL - 1996
Série matric Matric Transferido Evadido
Observação
geral final T % T %
1ª 24 18 10 59% 07 41% 04 02 1 em Laudo médico
2ª 14 11 10 90% 01 105 03
3ª 11 08 08 100% 01 02
4ª 23 18 18 100% 04 01
5ª 68 52 39 75% 13 25% 10 05 1 Falecido
6ª 55 43 32 76% 10 24% 10 02 1 em Laudo médico
7ª 59 42 28 90% 04 10% 12 04 1 em Laudo médico
8ª 45 42 42 100% 02 01
Total 299 234 197 35 46 17 3 Laudo
1 Falecido
MATRÍCULA FINAL:
Índice geral de aprovação: 86,25%
Índice geral de reprovação: 13,75%
Índice geral de evasão: 5,6%
OBS: 3 alunos fizeram provas em março.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
MANHÃ 6h 30min........................................Despertar
7h...................................................Café
8h...................................................Início
das atividades teóricas e práticas
10h 15min......................................Merenda
e início do recreio
12h.................................................Encerramento
das atividades
12h.................................................Almoço
TARDE 13h 30min....................................Reinício
das atividades
15h 45min....................................Merenda
e início do recreio
16h...............................................Final
do recreio e reinício das atividades
17h 30min....................................Término
das atividades
17h 30min às
18h 30min.............Jogos, Lazer, biblioteca, higiene pessoal
NOITE 18h 30min.....................................Jantar
19h 30min.....................................Início
do Estudo Noturno
21h 30min.....................................Término
do Estudo Noturno
21h 30min.....................................Café
22h.................................................Silêncio
Após o toque de despertar os alunos:
- organizam suas camas;
- fazem a higiene pessoal;
- preparam-se para o café;
- selecionam o material para as aulas;
- início das atividades.
Ensino Religioso e Artesanato
Art. 33 - “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus responsáveis ...”
A disciplina de Ensino Religioso não trabalha com uma religião específica, mas sim com a formação integral do aluno, onde são discutidos temas escolhidos pelos alunos, como sexualidade, drogas, família, ... Como a escola propicia este amplo debate, de uma forma geral, o aluno participa das aulas com boa vontade.
Por ter a escola regime de internato, não é permitido ao aluno ficar fora da sala de aula, não podemos abdicar das aulas. Isto, às vezes, gera polêmicas, porém é trabalhado pelo SOE que lembra a eles que na ocasião da matrícula constava no termo de compromisso que o aluno deveria estar sempre na sala de aula, onde o aluno aceita esta posição.
A disciplina de artesanato destina-se a confecção e produção de vasos de cerâmica. Todo o processo é realizado pelos alunos, desde a coleta da argila, até a queima do vaso pronto, tudo isso sendo monitorado pelo professor.
É avaliada a criatividade, assiduidade, interesse, responsabilidade, etc.
Tanto a dizer de Ensino Religioso como Artesanato constam na grade
curricular, estando sujeito a reprovação.
CONCLUSÃO
Diante do relatório proposto e realizado na Escola Canadá foi possível contemplar todos os aspectos tratados durante o semestre nesta disciplina.
No desenvolvimento foi possível constatar o trabalho diferenciado que esta Escola realiza, podendo servir de modelo para outros estabelecimentos de ensino.
Outrossim, pode-se verificar que apesar da situação vigente em relação aos Professores Estaduais, contrária a seus anseios, ainda há profissionais dedicados, não poupando esforços para atingir o objetivo maior que é a formação integral do aluno.
Foi gratificante realizar esta pesquisa, pois possibilitou vislumbrar
um futuro promissor para a educação se realidades como a
estudada pudessem ser implantadas.
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