RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Escola Estadual de 1º grau Brasília

Luciane Scarton (1814/93-3)




METODOLOGIA

O instrumento utilizado, foi um questionário no qual visou aspectos bem gerais e abrangentes, feito através de uma entrevista com a Diretoria, secretária e profa. de Educação Física.

As entrevistas duraram em torno de 45 min, cada, não encontrei nenhuma dificuldade, fui bem recebida; Convidada a visitar todas instalações 1º e 2º piso; a profa. de Educação Física deixou que assistisse sua aula, esclarecendo minhas questões quanto a estrutura da disciplina no contexto escolar e junto aos alunos, seus objetivos, dificuldades, métodos de avaliação e ensino.

INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA

Nome: Escola Estadual de 1º Grau Brasília.

Endereço: Rua Dona Margarida, 1199. Bairro São João.

Graus de Ensino: 1º Grau Completo e Pré-escola.

Turnos de Funcionamento: Manhã (7:45 - 12:00) e Tarde (13:30 - 17:20).

N.º de alunos: 312

N.º Professores: 34

N.º de Funcionários: 4 (Servente e Merendeira)

Tipo de Clientela: Alunos da Classe Média Baixa, a grande maioria é moradora do bairro.

Escola Pública da Rede Estadual

Terreno: 1.595 m2

A escola está sobre um prédio novo de alvenaria concluído em 1990; possui dois andares ligados pôr escadarias, e escola dispõe de:

1 Biblioteca (2º Andar)

1 Sala de professores

1 Sala da Direção

1 Sala para o SOE

1 Sala para a Secretaria

1 Cozinha

1 Despensa

1 Refeitório

1 Almoxarifado

1 Laboratório (2º Andar)

REGIMENTO, FILOSOFIA DA ESCOLA, NORMAS DISCIPLINARES

Regimento outorgado pela SEC

Filosofia: liberdade com responsabilidade

Faz parte da Filosofia da Escola:

Formar o aluno o centro de trabalho escolar maior participação dos professores nos processos decisórios e de planejamento. Estimular o trabalho integrado entre os setores, tomadas de decisões, em conjunto maior integração escola comunidade. Tornar o aluno o centro do processo educacional, proporcionando o desenvolvimento de suas potencialidades possibilitando uma maior integração social, econômica, cívica, cultural e religiosa dentro do mundo em que vice, a fim de dar-lhe condições para a continuidade do processo de ensino em outras unidades.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A escola foi fundada em 20 de Agosto de 1958, com o nome de Grupo Escolar Brasília. Em 1979 passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Brasília. Em 1991 passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Brasília.

INSTÂNCIAS ORGANIZADAS DA ESCOLA (ÓRGÃOS, SERVIÇOS E DEPARTAMENTOS)

CPM - Conselho de pais e mestres eleitos pela comunidade.

C.A - Conselho de alunos eleitos também pela comunidade, porém a comunidade escolar.

RECURSOS

COMO A ESCOLA ESTA LIDANDO COM A LDB?

Segundo a Professora de Ed. Física e a Diretora, dizem que semanalmente reúnem-se todos para estudarem e debaterem sobre as novas diretrizes.

COMO OCORRE A SELEÇÃO E REQUISITOS SOLICITADOS PARA OS CARGOS? Através de concurso.

COMO A ESCOLA SE MANTÊM FINANCEIRAMENTE E QUEM ADMINISTRA AS VERBAS?

Através de recursos estaduais e fundos angariados da comunidade; já relatei que a comunidade se faz bastante ativa, no que diz respeito aos aspectos financeiros, além disso pessoas eleitas dessa comunidade fazem parte do Conselho Escolar, atuando junto com os outros integrantes, auxiliando, discutindo, debatendo e de uma forma mais eficaz possível resolvendo as dificuldades apresentadas. Esses encontros são quinzenais, mas há reunião extraordinárias. Um exemplo prático disso foi a confecção de um documento relacionando as normas de convivência na escola, visando uma consciência maior no que diz respeito a uma qualidade maior de relacionamento em sociedade, faz parte desse conselho 3 pais, 4 professores e 1 aluno da 5º, 6º, 7º e 8º séries.

DISCIPLINA OBSERVADA NA ESCOLA

Observei uma aula de Educação Física num período de 45 min, para alunos da 6º série.

OBJETIVOS:

1º Grau: Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

Da escola: formar o aluno o centro do processo educativo, proporcionando-lhe um desenvolvimento livre e responsável, possibilitando sua maior integração social, cultural e religiosa, dentro do mundo em que vive.

Carga horária - 3 horas semanais.

A professora formou-se pelo IPA há 16 anos tem pós-graduação pela UFRGS, está na escola desde 92 e dá aula no Colégio Militar.

A maior dificuldade apontada pela professora é a falta de disciplina dos alunos.

N.º de Alunos: 28 Série: 6º

Faixa etária média: 13 anos

AULA:

A realização da aula dá-se na quadra poliesportiva. (16 meninas e 10 meninos)

Duas colunas mistas e a professora realiza a chamada. Realiza corrida em círculo, após caminhada, aquecimento. Ficam posicionados num grande círculo de testa e a professora dá início ao alongamento, demonstrando todas as atividades e corrigindo os alunos que precisam.

Em ortostase, alongamento para: braços, tríceps, ombro, tronco, cervical, quadríceps, gastrocnemios, musculatura posterior das pernas, mãos e pés, mantendo 10 seg em cada posição.

Afastamento dos MsIs Tronco a frente 3 vezes

Flexão de 1 MI ao lado 3 vezes

Flexão de 1 MI a frente 3 vezes

Ajoelhados flexão do tronco para trás sobre o tronco 2 vezes de 10 seg.

Circundação de ombros para frente e para trás.

PONTOS RELEVANTES ANALISADOS

Geralmente nas práticas desportivas os alunos são divididos em sexo e idade, nessa aula observada isso não ocorreu, todos participaram sem distinção, inclusive uma aluna grávida de 6 meses, essa realizou os exercícios mais leves e apitou o jogo de vôlei. Na hora do jogo, esse disputado em times mistos teve uma resultado satisfatório, não discriminando ninguém e colaborando, para uma formação holística e crítica do aluno, pois é, principalmente dentro da escola que desenvolvemos a maior parte do nosso senso de responsabilidade, originalidade e a base para o profissionalismo, dando uma integração social.

Nessa escola, antes da chegada dessa professora os materiais que haviam eram todos sucateados, com seu próprio empenho, conseguiu bolas, redes, tabelas para basquete, cordas e outros materiais. Segundo ela num fim de semana foi à escola e pintou a quadra poliesportiva. São pessoas assim que nos incentivam e dão forças, apesar de estar com 16 anos de formada. A outra professora de Ed. Física disse: "que o que o governo paga não dá para estar fazendo esse tipo de coisinha". Mas numa sociedade como a nossa, necessitamos de pessoas assim, que vão além e colocam um pouco de si, as sua vida, participam e integram-se com o meio que atuam, dessa forma acredito que crescemos juntos nesse importante processo de ensino-aprendizagem.