Projeto: DUNGA- Diretório UNificado para Gerenciamento Aberto

Responsáveis: Profa. Liane M. R. Tarouco

Profa. Maria Janilce Almeida

Pesq. Cleber Weissheimer

1. Objetivo:

Projetar e implementar uma infraestrutura distribuída interoperante de diretórios para apoiar o gerenciamento e a operação de um ambiente de aplicações abertas (apoiadas no modelo de referência OSI) incluindo recursos humanos e sistemas de telecomunicações para a EMBRATEL.

2. Resultados a serem alcancados:

-prototipo operacional de sistema distribuido e interoperante de diretórios, baseado em normas e padrões já definidos para o setor (X.500). -definição completa e justificada de objetos gerenciados a serem manipulados no sistema; para cada objeto havera um conjunto de atributos e operação definidas.

3. Motivação

E preciso implantar um diretório dos recursos acessiveis nos diversos sistemas abertos que compoem uma rede de computadores para que seja possivel localiza-los e gerencia-los.. Trata-se de um serviço equivalente ao que esta sendo denominado de "PAGINAS AMARELAS-PAGINAS BRANCAS" no exterior e pode tanto apoiar a recuperação de informações sobre recursos computacionais (programas, equipamentos, partes, linhas, modems etc..) quanto sobre pessoas (nome, endereco, area de pesquisa etc...).

O sistema pode apoiar um maior intercâmbio entre pesquisadores mediante a colocação on-line de um sistema de diretórios capaz de armazenar informações sobre as diferentes comunidades acadêmicas e suas atividades.

Para que a implantação de um sistema desta natureza possa ser realizada em diferentes ambientes e ainda assim ser acessivel por todos os demais, de forma on-line, é preciso que seja seguido um mesmo modelo por todos. Para tal, deve ser usado o modelo de sistemas de diretórios padronizado internacionalmente (recomendação X.500 do CCITT), para assegurar futura interoperabilidade com os diretórios que estão sendo montados nas universidades, centros de pesquisa e administrações de telecomunicações nos países mais desenvolvidos, com vistas a oferecer através da rede acadêmica o serviço equivalente ao das "paginas brancas e paginas amarelas" nos guias telefonicos.

Neste sentido, este projeto pretende projetar e implementar uma infraestrutura distribuida interoperante de diretórios. Esta implementação será realizada numa rede local tipo Ethernet mas também serão implantadas e testados formas de acesso remoto de modo a simular o comportamento real que o sistema terá quando de sua plena funcionalidade.

Tutorial sobre o Serviço de Diretório