Sociedade Humanitária Padre Cacique

ASILO PADRE CASIQUE


A SOCIEDADE HUMANITÁRIA PADRE CACIQUE, entidade com fins filantrópicos e beneficiente, fundada em maio de 1892, mantém o ASILO PADRE CACIQUE, pioneira e meritória obra embasada nos ideais de humanidade e solidariedade social de seu criador, atualiza-se constantemente para melhor poder servir à velhice desamparada.

Se a fraqueza dos laços familiares, a pobreza e o abandono levam ao Asilo Padre Cacique, diariamente, idosos carentes, quer homens ou mulheres, todos encontram, nesta Casa, clima ambiental e meios instrumentais que procuram se harmonizar, incentivando o trabalho do idoso, valorizando sua capacidade de integração para uma velhice mais feliz e mais útil.

Uma dedicada equipe de técnicos cuida de todos os aspectos dos, aproximadamente, 150 internos (75 mulheres e 75 homens, idades que variam dos 60 aos 101 anos): a saúde física e mental, a nutrição adequada, assistência social, a fisioterapia, o lazer e a recreação, o ensino, serviços odontológicos e de enfermagem, são cuidadosamente examinados, visando proporcionar um atendimente integrado em todas as múltiplas caracterísitcas da vida humana, em sua 3a. idade.

Profundamente integrada na comunidade porto-alegrense, o Asilo conta com ativos grupos de voluntários, que prestam serviços inestimáveis, contribuindo com sua presença e contribuição financeira, nas atividades de lazer, recreação e manutenção do Asilo.

O Asilo tem por objetivo acolher e manter pessoas idosas, preferencialmente carentes, de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor ou credo religioso.

Para ingresso, o idoso deverá apresentar os seguintes requisitos:

Dos 150 internos aproximadamente 44% são mantidos em enfermaria por terem dependência física ou mental, necessitando diariamente cuidados individualizados em todos os setores. Numa classificação intermediária, em torno de 29% em situação de semidependência, necessitando alguns cuidados e atendimentos durante o dia. E cerca de 27% são independentes, ou seja, mantendo-se de forma individual.

Com relação ao vínculo familiar podemos citar que a aproximadamente 25% recebem visita semanal de seus familiares, é uma vez por mês, e nos fins de semanas, enquanto que, nas 5as. feira é por amigos ou pessoas voluntárias. Algumas famílias precisam ser convocadas para visitas, pois o afastamento pronlogado ocasiona depressão, angústia e solidão no idoso que se sente abandonado. Temos dois casos de idosos, que os filhos negam-se a visitar, por problemas ocasionados em épocas passada. E um caso, em que o idoso perdeu o contato com seus filhos, e não foram localizados.

Anualmente, por ocasião das festas natalinas, os internos procuram agradecer àqueles que colaboram nesta grande obra social, oferecendo um espetáculo de rara beleza, com a montagem do Presépio Vivo, nos jardins internos do Asilo

Cabe à Sociedade Humanitária Padre Cacique, mantida por pessoas de alto espírito público e social, sem qualquer retribuição financeira, manter toda esta imensa obra, que é dos mais valiosos patrimônios históricos e morais de nossa cidade.