Existem dois protocolos usados pelo Diretório. Protocolo de Acesso do Diretório (PAD) é usado em interações entre um AUD e um ASD. O Protocolo do Sistema de Diretórios (PSD) é usado em interações entre dois ASD. Ambos os protocolos são baseados no conceito de operações remotas. Todas as interações dos protocolos PAD e PSD são especificadas pelos argumentos passados com a invocação, os argumentos que podem ser retornados com os resultados e as possíveis mensagens de erro.
As operações remotas que um ASD pode invocar em outro ASD são praticamente as mesmas operações remotas que um AUD pode invocar em um ASD.
O Diretório implementa operações remotas usando o elemento serviço de operações remotas (ROSE-Remote Operation Service Element) que e parte do nível de aplicação. As operações de Ligar e desligar (BIND e UNBIND) constituem uma exceção. Elas usam o elemento de serviço de controle de associação (ACSE-association Control Service Element) que e também parte do nível de aplicação. ROSE pode ser implementado diretamente sobre a camada de apresentação ou pode usar os serviços do RTSE-Reliable Transfer Service Element.