No IGRP, algoritmo de Bellman-Ford foi modificado em três aspectos críticos.
Primeiro, ao contrário da métrica simples, um vetor de métrica é usado para caracterizar as rotas.
Em segundo, ao contrário de escolher uma rota com métrica simples o tráfego é dividido entre várias rotas as quais est~ao dentro de um intervalo de valor de métrica.
O melhor caminho e relacionado baseado na métrica composta segundo a fórmula abaixo :
As constantes K1 e K2 indicam o peso a ser indicado na banda passante e atraso. Estas constantes dependem do tipo de serviço.
A rota com a menor métrica composta será a melhor. Onde existe múltiplas rotas para o mesmo destino, o gateway pode rotear os pacotes por mais de uma destas rotas.
Por exemplo se a métrica de uma determinada rota é 1 e de uma outra e 3, serão enviadas três vezes mais pacotes pela rota que tem métrica 1.
Existem duas vantagens em usar um vetor de métrica:
A primeira vantagem e que podemos usar vários tipos de serviço em um mesmo set de dados.
A segunda vantagem e melhorar a precisão.