PINO: 8
RS-232: CF
V.24: Circuito 109
FONTE: DCE
ABREVIATURA: DCD
DESCRIÇÃO: O sinal DCD, enviado pelo modem ao terminal através do pino 8, indica que o modem está recebendo um sinal na linha com característica de portadora.
O circuito detector de portadora, existente na recepção do modem, utilizando o recurso de histerese do DCD, verifica se o sinal presente na linha está dentro do níveis preestabelecidos.
Estando o modem na condição de sem portadora (DCD OFF), o sinal na linha deve ficar acima de -43 dBm (por exemplo) para que o DCD passe para ON. Nesta condição, o DCD só passa para OFF quando o sinal de portadora estiver abaixo de -48 dBm.
Quando o modem está com o DCD na condição ON, fica liberada a recepção de dados.
Em lugar dos níveis -43 dBm e -48 dBm, pode-se utilizar outros níveis, como, por exemplo, -26 dBm (transição OFF-ON) e -31 dBm (transição ON-OFF). O CCITT recomenda que a escolha desses níveis respeite uma histerese de, no mínimo, 2 dB; isto é feito para evitar que oscilações do nível do sinal na linha provoquem mudanças no DCD. Assim, por exemplo, se o modem está recebendo dados num nível superior a -43 dBm e ocorre algum ruído, abaixando o nível para -45 dBm temporariamente, o DCD continua em ON, permanencendo liberada a recepção de dados.
Para evitar que ruído com nível alto seja confundido com dados, o circuito detector de portadora utiliza-se de uma atraso para ativação/desativação do DCD. O atraso de ativação do DCD é o tempo colocado entre o recebimento de um sinal em níveis adequados (por exemplo, acima de -43 dBm) e a consequente colocação de DCD no estado ON. O atraso de desativação do DCD é o tempo colocado entre a queda do sinal da portadora (por exemplo, abaixo de -48 dBm) e a consequente colocação do DCD em OFF, evitando assim, o DROP OUT (queda momentânea da portadora).