ATM


ATM é uma técnica que combina comutação e multiplexação, baseada na multiplexação assíncrona de divisão de tempo (ATD - Assynchronous Time Division Multiplexing). Foi projetada para permitir altas taxas de transmissão com um baixo retardo e suportar transmissões de aplicações de banda larga (imagem gráfica, áudio, vídeo) [BAT 93] [SOA 95].

Para atingir estes objetivos, ATM utiliza um protocolo simples com um cabeçalho pequeno, não possui retransmissão de janela, nenhum controle de fluxo, controle de erro somente fim-a-fim e no cabeçalho. Pode atingir velocidades de transmissão que variam de 150 Mb/s a 620 Mb/s .

Os blocos são transmitidos através de serviços orientados à conexão com a formação de circuitos virtuais. Todas as informações transmitidas pela rede são organizadas em blocos de tamanho fixo (53 bytes) chamado células. Cada célula consiste em campos de informação do usuário e um cabeçalho que contém a identificação do canal lógico que a célula é transportada.

ATM requer switches flexíveis que sejam independentes do tipo de serviço, dos protocolos de transporte, dos métodos de roteamento e das taxas de transmissão. Devem propiciar alto throughput, baixa latência, estrutura modular, controle distribuído, multicast e broadcasting, funções prioritárias e capacidade para suportar serviços de multimídia.

Os switches ATM podem ser classificados dentro de três grupos distintos:

Uma grande parte dos switches foram desenvolvidos baseadas em técnicas de divisão de espaço e mecanismos de roteamento próprio, implementado com várias estratégias de buferização.