Todos os modelos apresentados até então possuem uma mesma semelhança: reconfiguração manual. A empresa Agile Networks desenvolveu um modelo de rede relacional e um dispositivo de hardware denominado switch relacional. Este dispositivo possui um software inteligente que aprende a topologia da rede, incluindo a estrutura da subrede, tipos de protocolos e os locais dos servidores.
O problema de realizar a configuração manualmente é o tempo consumido, isto é custo gerado pela configuração inicial mais as alterações anteriores. Realizar mudanças na configuração consome muito mais tempo que a configuração atual.
A rede relacional é construída com switches relacionais multinível e roteadores convencionais e proporciona todas as vantagens de redes e subredes virtuais mais a configuração automática.
Permitem estender os segmentos físicos sem precisar reconfigurar a estrutura manualmente, estabelecem LANs relacionais para cada subrede de cada protocolo de roteamento (Appletalk, DECnet, IP, Netware) e uma única LAN relacional para protocolo de não roteamento (LAT - Local Area Transport, Netbios).
Quando uma nova estação é inserida na rede, ela é sentida e automaticamente incluída na LAN relacional correta. O mesmo processo ocorre com a movimentação de estações. Os broadcasts são transferidos automaticamente para o grupo de trabalho apropriado sem precisar configurar as portas. Nos ambientes Netware, switches relacionais enviam requisições broadcast apenas para os segmentos que possuem servidores Netware.
LANs relacionais propiciam filtro de tráfego e administração de segurança, onde as políticas de segurança podem ser definidas a nível de grupos de usuários lógicos, não a nível de portas, endereços, protocolos, etc..
São utilizados roteadores convencionais para mover o tráfego entre LANs relacionais, pois os roteadores relacionais não roteam mensagens para eles mesmos. Este tipo de estrutura introduz gargalos.
A capacidade dos administradores automatizarem as LANs virtuais possui limites. Quando a configuração pelo tipo de protocolo e endereço de subrede é completamente automática para todos os protocolos roteáveis (IP,IPX), nodos executando protocolos não roteáveis são agrupados em um único grupo de trabalho indiferente de seu endereço de subrede. Isto significa que todos os usuários Netbios estão na mesma rede indiferente do departamento que estão ou das aplicações que executam [STE 95].
Este produto lançado pela Agile Networks (ATMizer 125) possui limitações. Ele apenas suporta Ethernet e ATM, não podendo utilizar FDDI. Introduzindo token ring dentro do backbone ATM requer outra solução, como conexões de bridge ou roteador.
Na tabela abaixo será apresentado um resumo dos cinco modelos e suas respectivas características.
Tabela extraída da revista Data Communications, Setembro de 1994, página 78