A taxa de transmissão varia de acordo com as condições das linhas telefônicas utilizadas, podendo variar entre 9600 a 19200 bps.
Considerando enlaces ponto a ponto, essas taxas são bem aceitáveis, porém, quando se trata de enlaces multiponto, a taxa de transmissão decresce significativamente.
Todo o meio físico de transmissão sofre influências do meio externo acarretando em perdas de desempenho nas taxas de transmissão. Essas perdas podem ser atenuadas limitando a distância entre os pontos a serem ligados.
A qualidade das linha de transmissão que utilizam o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, mais corrente passa pelo condutor), técnicas usadas para a transmissão dos dados através da linha e proteção dos componentes da linha para evitar a indução dos condutores.
A indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por ociladores, motores ou geradores elétricos, mal contato ou contato acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isolados corretamente ou até mesmo tempestades elétricas ou proximidades com linhas de alta tensão.
A vantagem principal na utilização do par de fios ou par trançado é seu baixo custo de instalação e manutenção ,considerando o grande número de bases instaladas.
Na figura abaixo, observa-se uma linha de par trançado.